Folha de S. Paulo


Tenista Ricardo Mello perde para argentino e se aposenta

Ex-número um do Brasil e um dos sete tenistas do país que conquistaram um título de primeira linha na ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), Ricardo Mello, 32, se aposentou nesta segunda-feira no Brasil Open, em São Paulo.

Paulista de Campinas, Mello chegou a ser 50o do mundo, mas atualmente ocupa só a 346o posto e para jogar o Brasil Open precisou de um convite da organização.

Mello enfrentou o argentino Martin Alund e foi derrotado por 6/4 e 6/4.

Foi ele quem substituiu Gustavo Kuerten como número um do Brasil em 2005 após oito anos de reinado do tricampeão de Roland Garros.

"Foi um momento difícil, na época eu tinha 23, 24 anos, tinha ganhado Delray e na mesma época o Guga estava lesionado e jogando menos", afirmou.

Adriano Vizoni-13.fev.12/Folhapress
O tenista brasileiro Ricardo Mello
O tenista brasileiro Ricardo Mello

A conquista de Delray Beach, em 2004, foi a única em um grande torneio em sua carreira e a primeira de um brasileiro após as do ex-número um do mundo.

Mello lembra que não conseguiu lidar muito bem com a expectativa que criaram em cima dele na era pós-Guga.

"Me deu uma confusão mental. Mesmo os meus amigos e minha família passaram a esperar um certo nível de resultado".

O ex-tenista disse que, se pudesse que escolher uma derrota para transformar em vitória, seria nas quartas de final do Torneio de Los Angeles, em 2005.

"Era contra o [eslovaco] Dominik Hrbaty. Venci o primeiro set e tinha 6 a 1 no tie-break do segundo. Desperdicei cinco match points e acabei perdendo."

Hrbaty venceu o desempate por 11/9 e o terceiro set por 6/2.

"Poderia ter feito a final com o [Andre] Agassi."


Endereço da página:

Links no texto: