Folha de S. Paulo


Ronaldinho desperdiça pênalti e Brasil perde da Inglaterra na reestreia de Felipão

O Brasil perdeu por 2 a 1 para a Inglaterra, no estádio de Wembley, em Londres, em partida amistosa que marcou a reestreia do técnico Luiz Felipe Scolari no comando da seleção. Ronaldinho desperdiçou um pênalti aos 18min da etapa inicial quando o jogo ainda estava 0 a 0.

Rooney e Lampard foram os autores dos gols ingleses, enquanto Fred fez o de honra para os visitantes.

Curiosamente, Ronaldinho completou seu centésimo jogo pelo Brasil, assim como o lateral esquerdo Ashley Cole pela Inglaterra.

Em sua primeira passagem pela seleção, Felipão também perdeu na estreia. Na ocasião, a equipe foi derrotada por 1 a 0 para o Uruguai na eliminatórias da Copa-2002.

O próximo amistoso do Brasil será contra a Itália, dia 21 de março, em Genebra, na Suíça.

O JOGO

Em sua reestreia pela seleção brasileira, o técnico Luiz Felipe Scolari pouco lembrou a formação de 2002.

Na zaga, ele armou uma linha de quatro atletas e, no meio de campo, escalou dois volantes que apoiam bastante o ataque: Ramires e Paulinho, acompanhados por dois armadores, Ronaldinho e Oscar. O santista Neymar e o são-paulino Luis Fabiano completaram o sistema ofensivo.

A Inglaterra comandada por Roy Hodgson apostava na velocidade de Walcott, na técnica de Wilshere e no poder de decisão de Wayne Rooney.

Apesar da leveza das duas equipes, a partida começou truncada. Até que aos 17min, o árbitro português Pedro Proença assinalou pênalti para o Brasil. Ele viu um toque de braço de Wilshere em um cruzamento de Ronaldinho na área.

O próprio camisa 10 cobrou e o goleiro Joe Hart fez duas defesas. No rebote, Neymar ainda tentou, mas Cahill afastou de carrinho para escanteio.

Após desperdiçar a penalidade, a seleção brasileira começou a sofrer com um buraco no lado esquerdo da zaga. Dante e Adriano não se entendiam e Walcott passou a explorar o setor.

Aos 25min, o mesmo Walcott recebeu na área, chutou prensado por Adriano, Julio César fez a defesa parcial e no rebote Rooney completou para a meta vazia.

Já no fim do período inicial, Neymar teve uma chance clara para empatar, mas finalizou por cima do gol inglês.

Na volta do intervalo, Felipão gastou a metade das alterações possíveis. Sacou Ronaldinho, Luis Fabiano e Ramires para as entradas de Lucas, Fred e Arouca.

Hodgson também mexeu na Inglaterra. E pelos primeiros cinco minutos, as mudanças brasileiras poderiam ser consideradas melhores.

Logo aos 3min, Lucas aproveitou uma bobeada de Cahill, roubou a bola e serviu Fred de forma involuntária. O centroavante bateu forte de esquerda para empatar o duelo.

Na sequência, em outro vacilo inglês, o atacante do Flu carimbou o travessão de Hart. Aos 14min, no entanto, foi a vez da defesa brasileira vacilar.

Arouca recuou mal na área, Rooney se antecipou a Paulinho e tocou para Lampard. O meia chutou no canto para recolocar os anfitriões em vantagem no placar. A bola ainda triscou na trave esquerda de Julio César antes de entrar.

Depois do tento da Inglaterra, o técnico brasileiro fez as outras três substituições: Paulinho, Adriano e David Luiz cederam suas vagas para Jean, Filipe Luís e Miranda. Porém, o resultado não foi alterado.


Endereço da página:

Links no texto: