Folha de S. Paulo


Solução de impasse sobre rival de Anderson Silva passa por luta de Minotouro

O duelo entre o brasileiro Rogério "Minotouro" Nogueira e o americano Rashad Evans, entre meio-pesados (limite de 93 quilos), tem o potencial para solucionar a falta de adversários para o campeão dos médios (até 84 quilos), Anderson Spider Silva. O UFC 156 acontece em Las Vegas, na madrugada de domingo (horário de Brasília).

O UFC busca, desesperadamente, um adversário viável para Anderson. A bola da vez era o britânico Michael Bisping, derrotado mês passado por Vitor Belfort. Se ele ganhasse, teria praticamente garantido um desafio ao Spider. Mas Belfort pôs por terra tal plano --e Bisping-- e, sem mostrar interesse por Anderson, imediatamente pediu uma revanche com o americano Jon Jones, campeão dos meio-pesados.

Anderson desdenha da jovem promessa Chris Weidman. "Eu já tenho uma história. Ele [Weidman] está fazendo a dele", disse o brasileiro, estóico, logo após sua última luta.

Sem opções comercialmente atraentes para colocar no octógono com Anderson, o UFC olha para cima, especificamente para Jones, e para baixo, para o campeão dos meio-médios, Georges Saint-Pierre, como opções para superlutas com Anderson. Porém as negociações para tais combates são complicadas e podem demorar meses --ou mesmo anos sem eles se materializarem apesar do desejo do chefão do UFC, Dana White, para que aconteçam.

Se vencer "Minotouro", Evans não tem a menor garantia de que enfrentará Jones. Ao contrário, já que sua última derrota foi justamente para o ex-colega de equipe e desafeto por larga margem. Não haveria interesse do público para um repeteco (Minotouro não subiria ao octógono para pegar Anderson, já que mais do que colegas de equipe, são amigos, e é claro que Rogério preferiria enfrentar Jones).

Pois bem, Evans tem um "nome", parece capaz de perder alguns quilos e chamaria a atenção ao descer de peso. Um duelo com Anderson teria uma história por trás se passasse por Minotouro, ele ganharia uma oportunidade e, de quebra, resolveria um problema para o UFC. Assim, não será nenhuma surpresa se batessem à sua porta com uma proposta envolvendo o cinturão dos médios.


Endereço da página:

Links no texto: