Folha de S. Paulo


Robert Scheidt busca seu décimo segundo título nacional na Laser

Robert Scheidt está de volta à Laser, categoria da vela na qual se consagrou e, a partir deste sábado, ele participa do Campeonato Brasileiro de Vela na modalidade qual conquistou três medalhas olímpicas sendo duas de ouro (Atlanta em 1996 e Atenas em 2004) e uma de prata (Sydney em 2000).

Pedro Carrilho/Folhapress
Scheidt disputa o Campeonato Brasileiro de Vela na Laser
Scheidt disputa o Campeonato Brasileiro de Vela na Laser

A competição será encerrada até quarta-feira, no clube Veleiros do Sul, às margens do rio Guaíba, em Porto Alegre, com duas regatas por dia.

"Não sei qual é meu estágio em relação aos demais competidores, mas acho que dá para brigar pelo título", disse ele, via assessoria de imprensa. Scheidt tem no currículo 11 campeonatos brasileiros na Laser entre 92 e 2005, sendo os oito últimos consecutivos. "Será um bom teste para eu avaliar como estou. Ao mesmo tempo será um desafio. Mas eu sempre gostei de desafios. De qualquer forma, não vou me cobrar nesse momento. Quero me divertir em Porto Alegre. O objetivo é estar bem em novembro, para a disputa do Mundial, em Omã", afirmou o atleta.

Desde que retornou à Laser, após a Olimpíada de Londres-2012, quando conquistou a medalha de bronze na Star, em parceria com Bruno Prada, Scheidt tem se preocupado em reforçar o treino específico para a categoria Laser. "Faço bastante atividade aeróbica, exercícios funcionais usando bola suíça e o peso do corpo, além de musculação. Mas, ao contrário do que acontecia na Star, dou prioridade para o trabalho de resistência muscular e não de força. A Laser exige muito do joelho e da coluna. E, para evitar lesões, precioso priorizar estas regiões", falou.

Em sua primeira competição na volta à Laser ele venceu o Campeonato Italiano de Classes Olímpicas, em setembro do ano passado.


Endereço da página: