Folha de S. Paulo


Castro Neves bate em Barrichello na última volta em Long Beach

A etapa de Long Beach (circuito de rua na Califórnia, nos Estados Unidos) da Indy terminou de maneira inusitada neste domingo, com bandeira amarela, por causa de um acidente entre os pilotos brasileiros: Rubens Barrichello, da KV Racing, foi atingido por Helio Castro Neves, da Penske, na última volta, quando disputavam a oitava posição. O vencedor foi o australiano Will Power, também da Penske, agora líder da classificação, com 127 pontos.

Com esse toque, os dois não conseguiram cruzar a linha de chegada. Barrichello, em ascensão, conseguiu o nono lugar, mesma posição na classificação, com 59 pontos. Depois, Castro Neves foi punido com 30 segundos de acréscimo em seu tempo e caiu para o 13º lugar, na classificação final da prova. Apesar disso, ainda é segundo colocado no campeonato, com 103 pontos.

O desempenho foi bom para Barrichello, pois largou em 22º lugar, por causa da punição de dez lugares imposta a todos os carros com motores da Chevrolet, trocados antes da milhagem permitida. O brasileiro chegou até a ser quarto, mas quando faltavam sete voltas para o final precisou fazer uma última parada para reabastecimento.

Jeff Gross/France Presse
Rubens Barrichello chegou a ficar em quarto lugar, mas teve de fazer mais um pitstop no final da corrida
Rubens Barrichello chegou a ficar em quarto lugar, mas teve de fazer mais um pitstop no final da corrida

A punição citada acima bagunçou todo o grid de largada. E o resultado da corrida reflete nisso, com o francês Simon Pagenaud (Schimidt/Hamilton) em segundo lugar (terceiro na temporada, com 100), após pressionar muito Power nas últimas voltas e chegar apenas 0s8675 atrás, e o canadense James Hinchcliffe (Andretti) ficando com o terceiro lugar.

O melhor brasileiro foi Tony Kanaan, da KV Racing, que ficou em quarto lugar, beneficiado ainda com uma punição a Ryan Hunther-Reay por atingir o japonês Takuma Sato (Rahal Letterman Lanigan), quando brigavam pelo pódio nas últimas voltas.

A próxima etapa da Indy é a corrida de São Paulo, no circuito de rua do Anhembi, no dia 29 de abril (com largada ao meio-dia, horário de Brasília).


Endereço da página:

Links no texto: