Folha de S. Paulo


É um preço pequeno que estão pagando, diz Nelsinho Piquet sobre a Renault

O piloto Nelsinho Piquet não se surpreendeu com a decisão da Alta Corte do Reino Unido que julgou a seu favor a ação contra a equipe de F-1 Renault, que se comprometeu a pagar a ele e ao pai, o tricampeão mundial Nelson Piquet, uma indenização por difamação.

Nelsinho Piquet vence ação contra a Renault por acidente em 2008
Chefão da F-1, Ecclestone usa assalto para fazer propaganda na Europa; veja imagem
Veja fotos de Nelsinho na Renault em 2008

Gero Breloer-27.abr.2008/Efe
Nelsinho conversa com o pai; clique na imagem e veja mais fotos do piloto em 2008
O piloto Nelsinho Piquet conversa com o pai; clique na imagem e veja mais fotos do brasileiro na F-1, em 2008

Nelsinho e o pai foram acusados pela Renault de terem mentido quando acusaram a própria equipe no acidente do brasileiro no GP de Cingapura, em 2008, que favoreceu seu companheiro de time, o espanhol Fernando Alonso.

"Demorou bastante para chegar a esse ponto. Eles enrolaram um pouco, mas, enfim, saiu. É um preço pequeno que estão pagando por um grande problema que causaram", disse Nelsinho Piquet por meio de sua assessoria de imprensa, antes de embarcar de Londres para Brasília.

Nelsinho deve chegar ao Brasil na madrugada desta quarta-feira para se preparar para uma prova de kart que participará no sábado, em Brasília.

As partes assinaram um termo de confidencialidade e o valor da indenização não pode ser revelado.

A Renault se comprometeu a pagar o que chama de 'substancial' indenização ao piloto e a seu pai.

Reprodução
Nelsinho Piquet bate sua Renault durante o GP de Cingapura; clique na imagem e veja galeria de fotos de Nelsinho em 2008
Nelsinho bate sua Renault no GP de Cingapura; clique na imagem e veja galeria de fotos do brasileiro em 2008

Depois que Nelsinho deixou a F-1 no ano passado, a Renault afirmou que ele e o pai haviam criado a história de um acidente deliberado para chantagear a equipe a manter o piloto para a temporada seguinte.

O caso remete ao acidente sofrido por Nelsinho, que permitiu ao espanhol Fernando Alonso vencer aquela corrida. O diretor da Renault Flavio Briatore e o diretor-executivo de engenharia Pat Symonds chegaram a ser banidos da F-1 na ocasião.

"Essas sérias alegações que saíram na imprensa eram inverídicas e infundadas, e nós as retiramos inequivocadamente. Gostaríamos de nos desculpar ao Sr. Piquet Jr. e seu pai pelo constrangimento passado', emitiu a Renault em um comunicado.

Em setembro, a equipe tinha publicado um comunicado em seu site em que acusava os brasileiros de terem mentido numa tentativa de suborno.

Nos últimos meses, Nelsinho disputou a Nationwide, principal categoria de acesso à mais famosa e também norte-americana Nascar.

Na próxima semana, o ex-piloto de F-1 deve anunciar a equipe pela qual correrá toda a temporada de 2011 na Nascar.

Em nota oficial, o advogado dos Piquet, Dominic Crossley, disse que esta vitória é o início do processo para limpar o nome da família. 'Isso marca o começo, em vez de o fim, de uma longa jornada que os dois estão tendo para corrigir muitos dos erros sobre o escândalo do 'Cingapuragate'. Ambos foram tratados terrivelmente pela Renault quando revelaram o escândalo para a entidade. E Nelsinho foi prejudicado em sua carreira absurdamente curta na F-1', afirmou.

Com agências internacionais


Endereço da página:

Links no texto: