Folha de S. Paulo


Empresas investem em assistência à distância para idosos

Pulseiras com identificação, relógios e colares com alarme e interfones móveis são algumas das tecnologias oferecidas pelos serviços de teleassistência a idosos.
Pioneira no mercado brasileiro, a Telehelp atende 6.000 idosos em 19 Estados. Quase 80% deles moram sozinhos. A idade média é de 79 anos e, em 50% dos casos, são eles próprios que contratam o serviço.

Número de idosos que moram sozinhos triplica em 20 anos

Porteiros são treinados para ajudar idosos

O carro-chefe da empresa é um aparelho instalado na residência do idoso que, em caso de emergência, com um único toque, aciona uma central de atendimento 24 horas.

Há também a opção de um botão de emergência pessoal, sem fio e à prova d'água, que pode ser utilizado em forma de colar ou pulseira para que o idoso possa circular por todos os cômodos da casa.

Caso o idoso caia, por exemplo, basta apertar qualquer um dos botões para avisar a central de atendimento.

Se não conseguir falar com a pessoa, a central avisa familiares e conhecidos.

Editoria de Arte/Folhapress

"Já tivemos o caso de idoso que caiu e não conseguia avisar o acompanhante que estava no quarto ao lado. Eles nos avisou e a gente tocou o telefone de casa até o acompanhante acordar", diz José Carlos Vasconcellos, diretor da empresa.

A taxa de instalação do serviço dentro de casa é de R$ 120, e a mensalidade vai de R$ 100 a R$ 180, dependendo do serviço escolhido.

Há opção, por exemplo, de o idoso receber ligações diárias ou semanais da central. "Em muitos casos, é o único momento do dia em que eles falam com alguém", conta.

Há um mês, a empresa lançou mais dois produtos para ajudar idosos fora de casa: uma pulseira com identificação e um celular com GPS e botão de emergência.

"A demanda surgiu entre os próprios clientes da empresa. Um idoso com alzheimer pode se perder, outro pode cair e, na confusão, esquecer o endereço da própria casa", explica Vasconcellos.

Com teclas grandes, áudio amplificado e botão de emergência conectado à central de atendimento, o celular serve para localizar o idoso.

Já a pulseira de identificação traz o nome completo do idoso e o telefone da central de atendimento.


Endereço da página:

Links no texto: