Folha de S. Paulo


Programa gratuito para computador deixa redes sociais acessíveis a cegos

Com o objetivo de tornar as páginas da web de redes sociais como Facebook, YouTube e WhatsApp acessíveis aos deficientes visuais, o software gratuito F123 Access foi lançado do último Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3).

Usando a ferramenta com o Facebook, por exemplo, fica mais fácil pular de seção em seção, encontrar nomes de amigos e conteúdos de postagens e usar o chat.

Na Lata
CURITIBA, PR, BRASIL, 27-08-2012: O sociólogo Fernando Botelho posa para foto, no centro de Curitiba, no Paraná. Fernando criou o F123, uma ONG que desenvolve softwares livres para permitir o acesso a informática para pessoas com baixa visão ou cegos. Ele ganhou o Prêmio Empreendedor Social do Futuro, concedido pela Folha de S.Paulo e pela Fundação Schwab. (Foto: Na Lata) *** DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM ***
O sociólogo Fernando Botelho, fundador do negócio social F123, no centro de Curitiba, no Paraná.

A iniciativa é do negócio social F123, fundado pelo empreendedor social Fernando Botelho, vencedor do Prêmio Empreendedor Social, em 2012. O curitibano, que é cego, criou o projeto a partir das suas próprias necessidades e de um grupo de testadores.

O F123 Access está disponível para o navegador Mozilla Firefox e pode ser usado por quem utiliza softwares de leitura de tela.

O programa faz mudanças automáticas baseando-se em informação que já estão na página, mas que podem estar no lugar errado ou ilegível para um software de leitura de tela.

A tecnologia também é capaz de usar informação fornecida por voluntários ou especialistas para deixar a página mais acessível.

O F123 Access é compatível com uma grande variedade de leitores de telas, como Jaws, NVDA, Orca, VoiceOver, e Window Eyes. É possível acessá-lo em português, espanhol e inglês. Outros idiomas serão adicionados durante 2016.

Para baixar a ferramenta, é necessário enviar um e-mail para endereço acessoF123@F123.org e a equipe responsável entrará em contato com o link.


Endereço da página:

Links no texto: