Folha de S. Paulo


Ciclo Brilhante quer inspirar 100 mil brasileiras a abrir o próprio negócio

Mulheres que sonham em abrir o próprio negócio vão poder participar de um programa de empreendedorismo que pretende inspirar e conectar 100 mil brasileiras até o final do ano.

Dividido em três fases, o Ciclo Brilhante aceita inscrições até o dia 7 de junho pelo
site.

A primeira etapa de mobilização começa em 8 de junho com aulas on-line, em um curso de três meses de duração.

"O objetivo neste primeiro momento é dar um impulso na autoconfiança das mulheres participantes, enfatizando que elas podem se realizar tanto na vida pessoal como na profissional", explica Fernanda Marques, gerente de marketing de Brilhante, marca da Unilver que está à frente da iniciativa.

Pesquisa realizada pelo IBOPE revela que 75% das mulheres desejam ter seu próprio negócio, mas apenas 7% delas chegam lá. De olho nesse potencial a ser explorado, o projeto oferece cursos on-line gratuitos de aprimoramento pessoal e profissional.

Nessa primeira fase, as inscritas vão ter acesso ao módulo Escola de Você, plataforma digital focada no empoderamento feminino, que é comandada pela jornalista e apresentadora Ana Paula Padrão.

O Ciclo Brilhante conta ainda com a parceria da Aliança Empreendedora, organização social de fomento a empreendedorismo nas classe C, D e E, que oferece na segunda etapa do programa cursos mais aprofundados sobre o desenvolvimento de negócios.

Serão abordados temas que respondem perguntas básicas, tais como: "Tenho vontade de empreender mas não sei como começar", "Tenho vontade de empreender, mas tenho medo". Para responder às dúvidas, vão ser disponibilizadas 20 vídeo-aulas, entre setembro e novembro, na etapa batizada de Escola Brilhante.

Depois de desmistificar o "empreendedorismo", as aulas passam a focar a realidade das potenciais empreendedoras. As participantes vão contar, então, com ferramentas para analisar suas reais possibilidades, o tipo de negócio e o seu impacto. As inscritas também terão a possibilidade de contato com especialistas pela internet.

O curso também vai abordar temas práticos como gestão de negócios, finanças pessoais, como calcular o valor do produto, retorno, entre outros.

Na etapa final do Ciclo Brilhante, dez mulheres serão selecionadas para receber o suporte necessário para investirem no desenvolvimento dos seus projetos.

"Quando apoiadas, as mulheres se empoderam, contribuem para o desenvolvimento de suas comunidades e podem inspirar outras a trilhar esse ciclo de transformação social e econômica", conclui a gerente de marketing, sobre o iniciativa pioneira da Unilever no fomento ao empreendedorismo feminino.


Endereço da página: