Folha de S. Paulo


Museu procura histórias de vida de travestis e transexuais para coleção

Como parte do projeto Conte sua História, o Museu da Pessoa está registrando em vídeo histórias de vida de travestis e transexuais que farão parte de uma coleção especial.

A iniciativa tem como objetivo resgatar a memória e a dignidade de indivíduos vítimas de tráfico humano, exploração, violência, DST's e discriminação, que têm seus direitos humanos, civis e políticos fundamentais expropriados.

"Queremos dar espaço para esse público se manifestar e fazer que as histórias delas ajudem para que essa situação possa ser mais compreendida e integrada a sociedade", diz Karen Worcman, diretora e fundadora do Museu da Pessoa.

O projeto nasceu da parceria com o Instituto Cultural Barong responsável pelo programa SOS Dignidade, que busca resgatar a dignidade das travestis brasileiras.

Os depoentes são recebidos no estúdio localizado na sede do museu, em São Paulo, para registrarem e terem suas trajetórias de vida transformadas em acervo.

O Conte sua História é gratuito e aberto a todos que desejam resgatar suas memórias, registrá-las e compartilhá-las por meio do portal do museu, onde são veiculados os vídeos. Para participar é preciso enviar um e-mail para contesuahistoria@museudapessoa.net ou telefonar para (11) 2144-7150. As inscrições para esse projeto vão até dezembro.


Endereço da página: