Folha de S. Paulo


Peças de pallet ganham mercado no Brasil; aprenda a fazer suporte de vasos passo a passo

Sabe o pallet, aquela estrutura de madeira usada para armazenar e transportar mercadorias na indústria? Criado originalmente para facilitar e otimizar o manuseio de mercadorias por empilhadeiras, hoje sua função vai além das fábricas.

Após a crise econômica que sacudiu os Estados Unidos em 2008, o mercado de reciclados cresceu, alinhando a falta de dinheiro à necessidade de novas ideias e à onda da sustentabilidade. A madeira antes descartada passou a se transformar em móveis cheios de estilo e objetos de decoração.

Não demorou muito para que a moda chegasse ao Brasil. Em 2012, a designer de produtos Helena Aliende trabalhava em uma agência em São Paulo quando resolveu mudar de ramo e investir no mercado de pallets. "Meu pai tem uma fábrica de pallets e, como tinha muito material desperdiçado, resolvi unir as duas coisas. Começou como um hobby. Montei uma página no Facebook, fiz vários produtos, deu certo e então montei a fábrica", conta.

Com um lucro de 120% na Apalleteria, Helena deixou de fabricar os móveis de pallet de forma artesanal e montou uma marcenaria industrial. Atualmente conta com quatro funcionários. "As pessoas começaram a pensar melhor a ideia de reutilização de madeira há pouco tempo. Mas ainda há quem torça o nariz para madeira reciclada", afirma.

O advogado Deyvis Bianco também deixou a profissão para investir no mercado de pallets. "Comecei a fazer em 2012 no sítio. Os amigos gostaram, e eu comecei a fazer para eles e depois para vender", relembra. Hoje, Bianco mantém a Projeto Pallet em Guararema, interior de São Paulo.

VIDA ÚTIL
"O mercado no Brasil é forte, pois o produto é altamente utilizado em praticamente toda a movimentação de carga e armazenamento nas atividades econômicas do país", destaca o analista da unidade de atendimento coletivo da indústria do Sebrae, Jorge Rincón.

Para que o pallet ganhe um diferencial, a dica é misturar com outras resinas, como plástico e painéis decorativos. "O importante é avaliar a tecnologia a ser utilizada, o produto ou a família de produtos que se pretende produzir, além do dimensionamento da capacidade instalada", aponta o analista do Sebrae. "Isso geralmente exige um alto volume de produção para justificar sua viabilidade econômica", completa.

O pallet, produzido com madeira de reflorestamento de eucalipto e pinus, tem a vida média de 18 meses quando não recebe tratamento. Se descartado em local inadequado, leva de dois a três anos para se degradar. Já o móvel feito a partir desse material, se conservado adequadamente, tem a mesma duração de um objeto feito com madeira convencional.

Atualmente o Brasil consome 1,2 milhão dessas estruturas por ano, o equivalente a cerca de 70 mil m³ de madeira, e boa parte desse material ainda tem como destino final a queima, empregado em lenha ou na produção de energia.

Quando queimado, ele libera um gás tóxico que afeta a camada de ozônio e também prejudica os sistemas respiratório e nervoso, além de causar problemas gastrointestinais, segundo a pesquisa da professora Adriana Nolasco, do Departamento de Ciências Florestais da Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).

ESCOLHA
Na hora de comprar o produto, evite peças manchadas e repare em sua conservação. "Os defeitos podem ser da própria origem da madeira, por exemplo, a presença de nós, remanescentes do galho da árvore, rachadura e biodegradação por fungos e insetos", aponta o engenheiro agrônomo e chefe do Departamento de Ciências Florestais da Esalq-USP, Mário Tomazello.

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) criou um padrão nacional para certificar a qualidade e durabilidade do material. Consulte a lista de empresas que vendem pallet com padrão da Abras aqui.

Suporte de parede para vasos feito com madeira reciclada

O artesão Deyvis Bianco explica passo a passo como fazer um suporte de vasos para decoração à base de pallet.

Materiais:
1 pallet 75 cm x75 cm
Verniz, tingidor de madeira ou tinta de cor de sua preferência
20 pregos tamanho 13,5 cm para madeira
Lixa 100
Metro
Estopa
Lápis de carpinteiro
Martelo
Óculos de proteção
4 parafusos do tipo "gancho", tamanho 5,5 cm, sendo um com bucha de 8 mm
Chave de boca

Dica: utilize estopa para pintar, pois ela não deixa encharcar a madeira de tinta e dá mais ênfase para o desenho da peça.

Deyvis Bianco é artesão da Elo7 e fundador do Projeto Pallet
Site: http://www.vitrine.elo7.com.br/projetopallet


Endereço da página:

Links no texto: