Folha de S. Paulo


584 mil fazem simulado do Enem; outro teste irá ao ar no final de semana

O simulado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizado no último fim de semana, teve a participação de 584 mil pessoas.

O resultado foi apresentado durante entrevista do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em São Paulo.

Foi o primeiro simulado online realizado pelo ministério. Outros três estão previstos para ocorrer até a realização do exame, por meio do site "Hora do Enem".

O ministro anunciou nesta segunda-feira (2) que o simulado estará novamente disponível no próximo fim de semana –entre a 0h de sábado e as 20h de domingo. A prova estará disponível para todas as pessoas. Neste fim de semana, esteve restrito a concluintes do ensino médio.

A repetição ocorreu porque neste fim de semana houve lentidão no sistema. "O número de pessoas superou muito o que esperávamos. Então chegou a ter uma fila de espera para fazer o simulado", afirmou Mercadante.

PERFIL

Segundo o ministro, 44% das pessoas que fizeram a prova por meio de dispositivos móveis, como celulares e tablets. O restante usou computadores comuns.

De acordo com o MEC, 84% dos estudantes concluíram todas as questões do simulado.

O simulado contou com 80 perguntas de temas do Enem. A dificuldade, porém, ficou abaixo do exame oficial. Segundo Mercadante, o conteúdo ficará mais difícil nos próximos simulados, conforme o Enem se aproxima.

Mercadante também falou do MECFlix, plataforma digital que conta com mais 1.200 vídeos com aulas relacionadas ao Enem.

O sistema entrou no ar no último sábado (30). Qualquer pessoa pode se cadastrar e ter acesso às aulas.

O ministro não quis comentar as recentes ocupações de escolas estaduais de São Paulo. "Não cabe ao ministro da educação falar sobre temas que não lhe diz respeito. Mas a espero que os alunos das ocupações continuem estudando para o Enem."


Endereço da página:

Links no texto: