Folha de S. Paulo


Candidato do Enem pode ver cartão de confirmação a partir desta sexta

Os 7,7 milhões de participantes do Enem 2015 podem acessar, a partir desta sexta-feira (2), o cartão de confirmação do exame. As informações estarão disponíveis a partir das 14h no site do Inep.

A partir do CPF e senha do estudante –a mesma utilizada para inscrição na prova– é possível conferir o local de prova e confirmar a opção de língua estrangeira selecionada. Esta é a primeira vez que o cartão de confirmação não é enviado pelos Correios.

Em ano de ajuste fiscal, a medida contribuiu para redução de gastos: a produção e envio do cartão tem custo estimado de R$ 16,5 milhões. "As gerações que chegam ao Enem estão cada vez mais informatizadas. Não há prejuízo a ninguém", afirma Chico Soares, presidente do Inep (órgão do Ministério da Educação responsável pelo exame).

Não é necessário levar o documento no dia da prova, mas o Inep recomenda que as informações sejam salvas e impressas pelo candidato. O Enem 2015 acontece nos dias 24 e 25 de outubro.

Editoria de Arte/Folhapress
Raio-x Enem

TREINEIROS

Neste ano, o número de participantes será menor em comparação à edição anterior: a redução foi de 11,2%. A queda, entretanto, foi ainda maior entre aqueles que estão fazendo o exame pela primeira vez.

No ano passado, 5,3 milhões de inscrições eram de participantes novatos - principalmente treineiros, estudantes que ainda não concluíram o ensino médio, mas desejam testar os conhecimentos na prova. Neste ano, o número caiu à metade: 2,6 milhões.

Essa foi a primeira redução registrada desde 2009, quando o Enem foi reformulado.

Um dos motivos para esta queda pode estar em mudanças previstas no edital do Enem 2015. Entre as regras desta edição, está previsto um maior prazo de divulgação do resultado para participantes menores de 18 anos e que ainda não concluíram o ensino médio.

Quem tem esse perfil terá acesso às notas dois meses após a divulgação do resultado para os demais candidatos. O prazo impede a inscrição no Sisu, por exemplo, sistema de seleção que reúne dezenas de instituições públicas do país.

Também houve alteração na cobrança de taxa de inscrição. Pelo edital do Enem 2015, o candidato isento da taxa que não comparecer à prova nos dois dias deverá desembolsar o pagamento na edição de 2016. Neste ano, o custo da inscrição foi de R$ 63.


Endereço da página: