Folha de S. Paulo


Medicina na UFRN tem pontuação de 868,98, a mais alta no Sisu para curso

A nota de corte para ingressar em um curso de medicina chegou a 868,98 após o primeiro dia de inscrições no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) de início de ano.

O sistema on-line oferece vagas em instituições públicas de todo o país e tem como único critério o desempenho do estudante no Enem 2014 e que não receberam nota zero na redação. As inscrições poderão ser feitas até o dia 22 de janeiro.

Nesta terça-feira (20), é possível visualizar as primeiras notas de corte dos cursos cadastrados –ao todo, são 5.631 cursos de 128 instituições. Entre as 70 graduações de medicina, a da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), no campus Caicó, tem a pontuação mais alta (868,98), seguida da federal do Pará (858,13) e da Universidade de Brasília (826,54).

Editoria de arte/Folhapress

As notas consideram a disputa da ampla concorrência –como prevê a lei de cotas, universidades e institutos federais destinam parte das vagas a estudantes de escolas públicas.

A pontuação pode variar até o último dia de inscrições no sistema, na próxima quinta-feira (22). Até lá, o estudante pode mudar suas escolhas quantas vezes desejar. Diariamente, o MEC atualiza a pontuação dos cursos.

Em São Paulo, a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) é a única a disponibilizar vagas de medicina no Sisu. O curso tem um total de 40 vagas e, neste momento, tem nota de corte de 778,56.

A menor nota de corte em medicina é de 723,96, na graduação da Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso), no campus de Cáceres. Ao todo, o Sisu do início de ano oferece 205,5 mil vagas, em 128 instituições públicas do país.

Ao contrário das edições anteriores, haverá apenas uma única chamada. O estudante pode ainda manifestar interesse em participar de lista de espera -o que deve ser feito entre 26 de janeiro e 6 de fevereiro.

A matrícula na instituição de ensino superior ocorrerá nos dias 30 de janeiro, 2 e 3 de fevereiro.

No balanço divulgado pelo MEC, na noite desta terça, a maior nota de corte é apontada como a do curso de direito da UFF (Universidade Federal Fluminense), com 827,37 pontos. Isso ocorre porque o ministério contabiliza as universidades que utilizam apenas a nota do Sisu no processo de seleção. Ao considerar as universidades que utilizam bônus e outras formas de seleção o curso de medicina da UFRN tem a pontuação mais alta, com 868,98.

COTAS

Neste primeiro dia, a diferença de desempenho entre cotistas e não cotistas no curso de medicina ficou, na grande maioria dos casos, abaixo de 10%.

A graduação na UFRN foi justamente a que registrou maior discrepância: enquanto a ampla concorrência tem nota de corte de 868,98, a pontuação mínima necessária para ingresso de estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo (R$ 1.182) ficou em 681,54 (diferença de 21,5%).

Ao mesmo tempo, duas graduações apresentam nota de corte para determinado grupo de cotistas superior à da ampla concorrência. É o caso de medicina na UFBA (federal da Bahia), onde a nota de corte da ampla concorrência, que disputa 34 das 60 vagas cadastradas, é de 776,22.

Ao mesmo tempo, as duas vagas destinadas a estudantes de escolas públicas, independentemente da renda, aparecem com nota de corte de 780,83.


Endereço da página:

Links no texto: