Folha de S. Paulo


Unesp divulga prova do último dia de vestibular; veja correção de cursinhos

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) divulgou o caderno de provas do segundo dia da segunda fase do vestibular 2015.

A prova foi composta de 12 questões das matérias de português e inglês e de uma redação, cujo tema foi "O legado da escravidão e o preconceito contra negros no Brasil".

Prova de Linguagens e Códigos
Veja correção comentada do cursinho Objetivo
Veja a correção feita pelo cursinho Etapa
Veja a correção do cursinho Oficina do Estudante
Veja correção comentada do cursinho Anglo

Dos 101.080 inscritos, foram convocados para esta etapa 45.584 candidatos, sendo que 11,6% faltaram nesse segundo dia de prova. A segunda fase aconteceu em 32 cidades paulistas, além de Brasília, Campo Grande (MS) e Uberlândia (MG).

O resultado final será anunciado em 28 de janeiro de 2015.

1ª PROVA DA SEGUNDA FASE

No domingo (14), os estudantes fizeram a primeira prova da segunda fase. De acordo com a Fundação Vunesp, que aplica os testes, a taxa de abstenção foi de 10,6% : 4.854 dos 45.584 candidatos não realizaram o exame da primeira prova da segunda fase.

Segundo professores ouvidos pela Folha, primeiro dia da segunda fase da Unesp foi trabalhosa e cobrou interpretação. "As questões mais difíceis estavam de acordo com o conteúdo do ensino médio e podiam ser respondidas com um pouco mais de trabalho e interpretação", disse Luiz Carlos Bellinello, do Objetivo.

A prova de ciências humanas foi considerada a mais difícil do exame. "As questões de história e geografia exigiam uma interpretação qualificada dos textos", disse Célio Tasinafo, diretor pedagógico da Oficina do Estudante, em Campinas. "Chamou a atenção a atualidade dos assuntos. Houve perguntas sobre a Criméia, a Copa do Mundo e o papa Francisco."

No vestibular 2015, o Sistema de Reserva de Vagas para a Educação Básica Pública garante um mínimo de 25% das vagas de cada curso para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública. Segundo a Unesp, isso deve ampliar a proporção de matriculados egressos de escolas públicas na universidade, que foi de 40,7%.

Prova de Ciências Humanas
Prova de Ciências da Natureza e Matemática


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