Folha de S. Paulo


Escola deve ter projetos de integração de novos alunos

Para uma troca de escola mais tranquila a nova instituição deve ter projetos de acolhimento, segundo Quézia Bombonatto, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia.

No colégio Graphein, na zona oeste de São Paulo, a adaptação de Rodrigo durou 15 dias e foi gradativa. No primeiro dia de aula, ele ficou apenas uma hora na sala.

Diálogo é a chave para uma troca de escola sem traumas

Salvatore e Vincenzo tiveram atendimento individualizado no Sidarta, em Cotia, onde passaram a estudar em agosto. Nos primeiros dias, os irmãos contam que sentaram no fundo da sala, tamanho era o nervosismo. Uma semana depois, já estavam nas primeiras carteiras.

"Muitas vezes, os pais acham que a criança não quer ir para escola por preguiça, mas isso pode significar que ela não está adaptada", afirma Suely Robusti, diretora pedagógica da escola Nane (Novo Ângulo Novo Esquema), na zona sul. (ADRIANA FARIAS)

FIQUE ATENTO

ANÁLISE
Não troque a criança diante de qualquer obstáculo. O enfrentamento das dificuldades pode ser um aprendizado

TENTATIVA
Informe a escola sobre o problema. Se a instituição não tomar providências, a permanência deve ser questionada

ESPERA
Evite transferência no meio do semestre. O ideal é concluir um ciclo de aprendizado


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