Folha de S. Paulo


Aumento do consumo gera falta de água, afirma prefeita de Ribeirão Preto

A prefeita de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo), Dárcy Vera (PSD), disse na manhã desta segunda-feira (20) que o desabastecimento de água em bairros da cidade ocorre pelo aumento do consumo, em função do calor.

Na sexta-feira (17), moradores das quatro regiões do município ficaram sem água. No sábado (18), quatro bairros ainda registravam problemas de abastecimento: Alto da Boa Vista, Sumaré, centro e Jardim Paiva.

Márcia Ribeiro/Folhapress
A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (PSD), que culpa o alto consumo pela falta de água
A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (PSD), que culpa o alto consumo pela falta de água

De acordo com Dárcy, não está faltando água para captação em Ribeirão, já que o município é abastecido pelo aquífero Guarani, mas por uma sobrecarga no sistema em função do consumo.

"Houve um aumento muito grande por causa do calor excessivo. Alguns bairros aumentaram em 30% e outros, em 40%, o consumo de água", disse a prefeita, durante a assinatura de ordem de serviço de obras no Jardim Itaú.

"A bomba do [Jardim] Paiva está funcionando, mas não está aguentando a sobrecarga por causa do consumo. Foi feito um trabalho no bairro para que se diminua o consumo de água", disse a prefeita.

Até sexta-feira, o Daerp (Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto) dizia que o problema de falta de água em bairros ocorria devido à quebra de bombas em dois poços – no Jardim Paiva e Sumaré.


Endereço da página:

Links no texto: