Folha de S. Paulo


Prefeitura de Ribeirão Preto deixa Governo nos Bairros de lado

Sem conseguir realizar a maior parte das obras, a prefeita de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo), Dárcy Vera (PSD), deixou de incluir, pela segunda vez consecutiva, o programa Governo nos Bairros no Orçamento anual da prefeitura.

Uma das principais bandeiras na disputa pela reeleição em 2012, o programa só teve orçamento previsto naquele ano, para vigorar em 2013.

O valor total empenhado foi de R$ 18 milhões, mas pouca coisa foi feita.

Até o final deste ano, o programa previa a entrega de 81 projetos.

No entanto, apenas três deles foram implantados. Segundo a prefeitura, das 187 obras indicadas em plenárias feitas em cinco regiões da cidade, entre 2011 e 2012, apenas 30 foram entregues.

Integrantes do Corpac (Conselho Regional de Participação Comunitária), criado para ser o elo entre os moradores e o governo, disseram que se sentem "enganados".

"Aqui para o Jardim Aeroporto prometeram praça e academia ao ar livre, mas não saíram do papel", disse a comerciante Tereza Pereira, 63.

Ela, que era presidente do bairro e delegada do Corpac, afirmou que, após a prefeita ter sido reeleita, o Governo nos Bairros não promoveu mais nenhuma reunião.

Edson Silva/Folhapress
Parque Cidade da Criança, no Jardim Zara, que está totalmente abandonado à espera de reforma
Parque Cidade da Criança, no Jardim Zara, que está totalmente abandonado à espera de reforma

No Ribeirão Verde, o único campo de futebol do bairro ainda não recebeu a reforma prevista. Com o alambrado deteriorado, animais invadem o gramado. Redes foram amarradas com barbantes.

O local recebe crianças da escolinha de futebol da Secretaria de Esportes duas vezes por semana. A situação só não é pior porque o aposentado Geraldo Rodrigues, 58, cuida do local de graça.

Para a advogada Andrezza Rizzo, especialista em políticas públicas, prefeitos falham quando assumem compromissos sem a garantia de que serão cumpridos.

AÇÕES

Neste ano, foram feitas a reforma e a ampliação da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Santa Cruz, a reforma e a revitalização do calçadão e a cobertura de quadras do centro comunitário do bairro Avelino Alves Palma.

Para o ano que vem, a prefeita pretende executar apenas duas obras previstas. Uma delas é a implantação do parque da Pedreira no Jardim Santa Luzia. A outra é a reforma do parque Cidade da Criança, no Jardim Zara, que está totalmente abandonado.

Em nota, a prefeitura informou que obras previstas no programa foram incluídas no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) 2, como na Vila Elisa.


Endereço da página: