Folha de S. Paulo


Menos de um ano após iniciar operações, Azul cancela voos em Araraquara

Nove meses após iniciar os voos comerciais em Araraquara (a 273 km de São Paulo), a Azul Linhas Aéreas anunciou que irá suspender as operações na cidade devido ao baixo movimento de passageiros.

De acordo com a companhia aérea, o último voo em Araraquara será realizado no dia 3 de novembro.

Após a ampliação do terminal de passageiros do aeroporto Bartholomeu de Gusmão, em dezembro do ano passado, a Azul passou a operar a rota entre Araraquara e Campinas (a 93 km de São Paulo).

Foram investidos R$ 7,4 milhões pelo governo do Estado para a construção do novo terminal, adequação da pista e implantação de sistema viário.

A prefeitura deu uma contrapartida de R$ 500 mil. Com a obra, a área do terminal de passageiros passou de 210 m² para 1.600 m². Por seis anos, o aeroporto operou apenas com aviação executiva (jatos fretados).

Inicialmente, eram quatro voos diários para Campinas. Em julho, com a queda de passageiros, a Azul anunciou a redução para três voos semanais e, depois, para um.

Em nota, a Azul informou que o baixo movimento de clientes na rota tornou a sustentação do voo "economicamente inviável".

Já a Prefeitura de Araraquara atribuiu às mudanças de horário feitas pela empresa o baixo volume de passageiros. Em nota, a prefeitura disse que antes das alterações, a rota tinha grande movimentação.

Ainda de acordo com a nota, a prefeitura creditou a suspensão dos voos ao reflexo da situação econômica do país e que os investimentos feitos no terminal devem atrair o interesse de outras empresas.


Endereço da página: