Folha de S. Paulo


Votação para 'homenageado' na Feira do Livro de Ribeirão Preto de 2015 está aberta

DE RIBEIRÃO PRETO

A organização da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) divulgou o nome dos 11 candidatos à homenagem no próximo evento, previsto para 2015.

O grupo de escritores foi dividido em quatro categorias e o público escolherá os vencedores por uma enquete no portal da feira (www.feiradolivroribeirao.com.br) na internet.

Os nomes foram anunciados nesta quarta-feira (27) em evento que apresentou o balanço da edição deste ano e a programação dos eventos culturais que acontecem até o ano que vem.

Segundo a superintendente do evento, Viviane Mendonça, a identidade dos homenageados será fundamental para a definição do tema e dos convidados da próxima feira. O Brasil será o país homenageado deste ano.

O evento também contou com a apresentação de 30 adolescentes do projeto Jovens Protagonistas, que realiza ações culturais em bairros da periferia da cidade.

No ano passado, um grupo de 10 moradores do Quintino Facci 2 mobilizou a população para reformar o centro cultural local. Para este ano, o projeto deve formar oficinas literárias para debater direitos civis do Brasil.

BALANÇO

O número de visitantes da feira neste ano foi de 450 mil pessoas, inferior ao de anos anteriores, quando 600 mil passaram pelo evento.

Em maio, o presidente da Fundação Feira Nacional do Livro, Edgard de Castro, disse à Folha que a redução de público aconteceu pelo fim dos shows de grande porte.

O esquema de segurança, assim como o funcionamento da feira de 2015, ainda não foi divulgado pela organização. No evento deste ano, comerciantes da região central reclamaram de atos de vandalismo cometidos por visitantes. Houve também casos de uso de drogas na região durante o período da feira.


Endereço da página: