Folha de S. Paulo


Copa do Mundo atrasa ocupação de hotéis neste ano em Barretos

A Copa do Mundo e um primeiro final de semana com shows tidos como menos atrativos do que os do ano passado fizeram com que a procura por hotéis em Barretos (a 423 km de São Paulo) devido à Festa do Peão de Boiadeiro ocorresse mais tarde que o habitual.

Apesar de estar com a taxa de ocupação alta, algumas empresas tiveram de fazer promoções e outras só confirmaram reservas neste mês.

Os preços para se hospedar durante o evento variam conforme o luxo do hotel e o tempo de permanência.

Levantamento feito pela Folha encontrou preços de R$ 250 (uma pessoa, uma noite) a até R$ 3.700 (três diárias para duas pessoas, com ingresso).

É o caso do Hotel Berrante Dourado, que está 100% ocupado na festa, segundo a funcionária que cuida das reservas, Cátia de Souza. A lotação só foi atingida em agosto, ao contrário de outros anos.

Já no Dan Inn, contabilizando os dois finais de semana, a taxa de ocupação até quinta (14) era de 80%.

Segundo Luciana Dias, responsável pelo setor financeiro, o primeiro final de semana de 2013 já estava esgotado a uma semana da festa. "No ano passado tínhamos melhores shows, melhores atrações."

Moacir Lima, do setor de reservas do Palace Hotel, afirmou que o ano passado foi melhor. A lotação até quinta também era de 80%.

O vice-presidente da Abatur (Associação Barretense de Turismo), Renato Xavier, disse que o maior desafio da festa é fazer o primeiro fim de semana ser tão atraente quanto o segundo.

"A festa sempre acontece. É sucesso, mas há alguns anos Barretos não tem tido um primeiro final de semana muito bom", disse.

Segundo ele, uma grande festa em São José do Rio Preto vai rivalizar no dia 23, sábado, com Barretos. É o Villa Mix Festival, que reunirá artistas como Zezé Di Camargo & Luciano, Jorge & Mateus e Gusttavo Lima.

O secretário de Turismo de Barretos, Adriano Santos, no entanto, afirmou acreditar que a festa em Rio Preto não atrapalhará. "A programação deste ano é ótima [no primeiro final de semana]. Temos excelentes atrações."

Para ele, o problema foi a Copa do Mundo. "Muitos gastaram para assistir aos jogos. E algumas pessoas que vinham há três, quatro anos, não participarão neste ano."

O presidente de Os Independentes, que organiza a festa, Jerônimo Luiz Muzetti, disse que as reservas tardias dos leitos de hotéis podem estar relacionadas aos preços.

"Quem pratica um preço mais acessível tem facilidade maior de locar mais rapidamente", afirmou. Para ele, as atrações da festa deste ano são "de ponta".


Endereço da página: