Folha de S. Paulo


Justiça absolve advogado de Araraquara (SP) acusado de levar celulares a presídios

O advogado Roberto José Nassutti Fiore, acusado de tentar entregar celulares escondidos numa muleta para um preso em Araraquara (273 km de São Paulo), foi absolvido pela Justiça.

Ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB de Araraquara, Fiore foi preso em flagrante em agosto de 2012 ao levar uma muleta, com seis celulares dentro, a um preso.

Os celulares, além de cinco carregadores e chips, estavam escondidos na base de uma muleta que parecia ser de madeira, mas que era, na verdade, um cano de ferro oco, revestido de madeira.

A absolvição de Fiore foi disponibilizada nesta quinta-feira (17). O caso está em segredo de Justiça. A decisão foi proferida em primeira instância e ainda cabe recurso. No entanto, Fiore disse acreditar que o caso foi encerrado.

"O próprio promotor que acompanhou o caso havia pedido a minha absolvição há seis meses. Todo o processo foi montado em cima de provas falsas", disse ele.

Divulgação/Polícia Civil
Parte de muleta apreendida pela polícia com o advogado Roberto José Nassutti Fiore; esconderijo de celular
Parte de muleta apreendida pela polícia com o advogado Roberto José Nassutti Fiore; esconderijo de celular

Em sua defesa, o advogado alegou que apenas prestou um favor a uma senhora de entregar a muleta ao filho dela, um detento que participava de uma audiência no Fórum.

Enquanto presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Fiore concentrou sua atuação na defesa do direito dos presos, com denúncias de superlotação, maus tratos e más condições da penitenciária de Araraquara.

"Acredito que essa acusação foi um reflexo da minha atuação na cidade porque eu incomodei muita gente", disse Fiore.

O advogado, que foi suspenso por 45 dias da OAB, disse que irá continuar atuando como advogado civil e criminalista.

A Folha tentou contato com o promotor que acompanha o caso, mas ele não foi localizado até as 11h30 desta sexta-feira (18).


Endereço da página:

Links no texto: