Folha de S. Paulo


Prefeitura diz que parceria deverá ampliar a coleta seletiva em Ribeirão

A Prefeitura de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) informou, por meio de nota, que trabalha para a implantação de uma PPP (parceria público-privada) voltada para a limpeza urbana.

O plano prevê, entre outros aspectos, ampliar a coleta seletiva de lixo reciclável.

Sobre o baixo volume de coleta seletiva em 2013, a prefeitura disse que o problema ocorreu porque houve um impasse na licitação para os serviços entre a cooperativa e a prefeitura, o que suscitou questionamentos e paralisou o recolhimento na cidade.

Sobre os valores pagos pelos serviços, a prefeitura informou que, em 2010, os preços praticados eram baseados em um contrato de 2006, que foi sendo prorrogado.

"Os reajustes aconteceram, anualmente, conforme índices oficiais preestabelecidos no contrato", citou a prefeitura do município, acrescentando que os valores sempre se mantiveram inferiores aos de mercado.

Sobre a grande quantidade de lixo recolhida em 2013, o município disse que durante o ano, por intermédio de várias secretarias, o governo municipal fez mutirão de limpeza em 18 grandes regiões da cidade para recolhimento, com objetivo de combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

"Houve uma quantidade significativa de lixo domiciliar despejado de forma irregular em áreas públicas", disse a prefeitura na nota.


Endereço da página: