Folha de S. Paulo


Curso em instituição de ponta abastece setor aeronáutico em São Carlos

A concentração de empresas ligadas ao setor aeroespacial em São Carlos (232 km de São Paulo) está ligada à produção de mão de obra qualificada na área.

Segundo Fernando Catalano, chefe do departamento do curso de engenharia aeronáutica da USP, essa oferta de profissionais se intensificou desde a década de 80, quando o curso de engenharia mecânica já formava alunos com ênfase em aeronáutica.

Em 2002, a USP (Universidade de São Paulo) criou o segundo curso de engenharia aeronáutica do país –o primeiro foi o do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos.

No curso de graduação da USP São Carlos, já se formaram 230 profissionais. A cada ano são oferecidas 40 vagas.

O início do curso coincidiu com a instalação da Embraer em 2001, no município de Gavião Peixoto, a 77 km de São Carlos. Hoje, a fábrica emprega 1.900 trabalhadores.

Edson Silva/Folhapress
Avião passa por manutenção em unidade da TAM em São Carlos, cidade que está tendo um boom no setor aeronáutico
Avião passa por manutenção em unidade da TAM em São Carlos, cidade que está tendo um boom no setor aeronáutico

Segundo a empresa, um dos aspectos levados em consideração na escolha da cidade para a fábrica foi a oferta de mão de obra qualificada, "em instituições de ponta".

No ano passado, o Instituto Federal de São Carlos, que funciona nas dependências da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), abriu o curso superior (tecnólogo) em manutenção de aeronaves. São 40 vagas por semestre, com três anos de duração.

"A demanda tem sido grande e vai aumentar com a TAM [que deve ampliar o centro de manutenção] e a Embraer [em Gavião, vai construir o KC-390, maior avião já feito no país, ao custo de R$ 1,19 bilhão]", disse Rodrigo Cristian Lemes, professor e primeiro coordenador do curso.

De acordo com ele, o instituto está investindo R$ 12 milhões num prédio para abrigar toda a infraestrutura do curso de manutenção.

Em 2012, o Senai reativou o curso de técnico de manutenção de aeronaves, criado em 2005 e que formou só uma turma, a pedido da TAM.

Marcos Antonio Escareli, coordenador do curso, diz que a quase totalidade dos formados deve ser empregada pela TAM e a Embraer.


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