Folha de S. Paulo


Dárcy não descarta calçadão em frente à catedral de Ribeirão Preto

A prefeita de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), Dárcy Vera (PSD), afirmou nesta terça-feira (29) que não descarta a possibilidade de construir um calçadão em frente à catedral metropolitana da cidade.

A declaração foi feita após a prefeitura analisar o laudo, encomendado pela igreja, que confirmou o trânsito intenso de veículos em frente à catedral como uma das causas dos problemas estruturais do prédio, cuja construção começou em 1905.

A prefeita afirmou que a alteração do tráfego de veículos no local será decidida após análise em conjunto das secretarias de Obras Públicas, Planejamento e Desenvolvimento, a Transerp (empresa que gerencia o trânsito no município), o Daerp (autarquia de água e esgoto de Ribeirão) e a igreja.

"O laudo diz que não há risco imediato [que comprometa a utilização da catedral], mas iremos avaliar o mais rápido possível. Não é uma questão política, mas técnica", disse Dárcy.

O padre Francisco Jaber, responsável pela catedral, afirmou que a interdição do trânsito, com a construção do calçadão na rua Florêncio de Abreu, entre as ruas Tibiriçá e Visconde de Inhaúma, é uma das principais reivindicações da igreja.

"Nós percebemos a vibração. Durante as celebrações é possível sentir quando um caminhão ou um ônibus passam. Isso nos levou a pedir um laudo que comprovasse a necessidade de reduzir o trânsito", disse.

O padre considerou positiva a reunião com a prefeita, nesta terça-feira. "Vamos fazer curativos em uma estrutura que adoeceu por diversos fatores", disse Jaber.

Edson Silva/Folhapress
Reunião entre a prefeita Dárcy Vera (à esq.) e o padre Francisco Jaber para discutir problemas estruturais na catedral de Ribeirão
Reunião entre a prefeita Dárcy Vera (à esq.) e o padre Francisco Jaber para discutir problemas estruturais na catedral de Ribeirão

Endereço da página:

Links no texto: