Folha de S. Paulo


Pelo 9º dia seguido, Ribeirão Preto tem baixa umidade relativa do ar

A umidade relativa do ar atingiu 20% na tarde desta segunda-feira (16) em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), o que deixa a cidade pelo nono dia consecutivo em estado de atenção.

No sábado, a mínima chegou a 18%, às 15h. Na semana passada, os dias mais secos foram terça, quinta e sexta-feira, quando a umidade atingiu 20%, segundo a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Por causa das altas temperaturas, aliadas à baixa umidade do ar, a recomendação médica é que as pessoas bebam muito líquido.

Às 15h desta segunda-feira, a temperatura foi de 34ºC em Ribeirão.

Mesmo com a chegada de uma frente fria nesta terça-feira (17), a temperatura mínima prevista para o dia é de 20ºC e a máxima, de 32ºC.

Há previsão de chuva de curta duração, acompanhada de trovoadas a qualquer hora do dia, segundo o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Segundo a Defesa Civil do Estado, índice de umidade do ar entre 30% e 21% deixam o local em estado de atenção. Entre os 20% e 12%, ocorre o chamado estado de alerta.

Níveis abaixo de 12% significam estado de emergência, que traz riscos sérios à saúde.


Endereço da página: