Folha de S. Paulo


Grupo se une para discutir possível protesto em Ribeirão Preto (SP)

Inspirado no movimento paulistano, um grupo começa a formar o Passe Livre Ribeirão Preto (313 km de São Paulo). A proposta inicial é unir pessoas em uma ação preventiva para um protesto contra um possível reajuste na tarifa do transporte.

Enquanto isso não ocorre, eles dizem querer discutir a qualidade do serviço prestado no município.

Uma primeira reunião foi feita nesta sexta-feira (14), no coreto da praça 15 de Novembro, região central. O ato atraiu cerca de cem pessoas mobilizadas pela rede social Facebook.

De acordo com o integrante do Passe Livre Ribeirão Bruno Silva, a iniciativa é uma "reverberação" do que está ocorrendo em vários locais.

"Aqui não teve aumento na tarifa, mas tem um histórico de descaso com o transporte público", afirma.

O receio do grupo é que haja novo aumento em julho, o que a prefeitura nega.

O movimento também pretende debater a desoneração das empresas pelo governo federal, com isenção do PIS e Cofins, que não se transformou em retração de tarifa.

"A ideia é criar uma predisposição para, quando houver algum aumento, já ter um grupo disposto a brigar contra isso", diz Silva.

"O que está havendo em São Paulo [manifestações] não é por causa de [reajuste de] R$ 0,20, mas é a necessidade de uma mobilização social", afirma Jonas Paschoalik, presente na reunião desta sexta.


Endereço da página: