Folha de S. Paulo


Feriado prolongado suspende rodízio de carros e afeta Metrô e CPTM em SP

Ale Vianna/Eleven/Folhapress
Movimentação de veículos na av. Radial Leste, na região do Tatuapé, em São Paulo, no fim de tarde desta terça-feira
Veículos na avenida Radial Leste, em São Paulo, em final de tarde

O rodízio de veículos em São Paulo será suspenso durante o feriado prolongado da Proclamação da República, comemorado na próxima terça (15). Metrô e trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) terão mudança nos horários e intervalos de circulação.

O rodízio municipal na capital paulista, que vale desde 1997, será retomado a partir das 7h de quarta-feira (16), com restrição para os carros com placas final 5 e 6. Outras restrições –na ZMRC (Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões e na ZMRF (Zona de Máxima Restrição ao Fretamento)– estarão mantidas durante todo o feriado.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informa que a restrição funciona nos horários de pico –das 7h às 10h e das 17h e 20h–, e os motoristas não podem circular dentro da área circunscrita no mapa abaixo. Trafegar em locais e horários não permitidos é infração média, e o motorista recebe quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação e multa de R$ 130,16.

A CET informa ainda que as faixas exclusivas de ônibus à esquerda continuarão funcionando normalmente, nas vias sentido Pirituba-Lapa-Centro, Inajar-Rio Branco-Centro, Campo Limpo-Rebouças-Centro, Santo Amaro-Nove de Julho-Centro, Jardim Ângela-Guarapiranga-Santo Amaro, Capelinha-Ibirapuera-Centro, Parelheiros-Rio Bonito-Santo Amaro, Itapecerica-João Dias-Centro, Paes de Barros, Cidade Jardim-Nove de Julho.

As ciclofaixas de lazer serão ativadas apenas no domingo (13) e na terça (15), e alguns trechos podem não funcionar em função de bloqueios operacionais para eventos na cidade, segundo a Compahia. A capital paulista conta 120,8 Km ciclofaixas.

METRÔ

Usuários do monotrilho da linha 15-prata do metrô devem ficar atentos no domingo (13) e na terça-feira (15), já que ela terá expediente de operação alterado. As estações Vila Prudente e Oratório permanecerão fechadas ao público até as 16h, para testes no sistema de controle dos trens. Após esse horário, será aberta até meia-noite.

Na segunda-feira (14), o metrô funciona normalmente. Não haverá mudanças nos horários de abertura de estações ou na oferta de viagens programas por todas as linhas do sistema.

O horário de funcionamento das linhas também será normal, das 4h40 à meia-noite, no feriado, terça-feira (15), apenas com menor oferta de trens em circulação, que será semelhante àquela utilizada aos domingos

Segundo o Metrô, na quarta-feira (16), as estações das linhas 1-azul, 2-verde e 3-vermelha terão abertura antecipada, para as 4h da madrugada, 40 minutos mais cedo do que o habitual. O objetivo da medida é atender aos usuários que desembarcam na capital, durante a volta do feriado, pelas rodoviárias de Tietê, Jabaquara e Barra Funda. A linha 5-lilás funcionará em horário normal, a partir das 4h40, durante todos os dias.

Durante o feriado, o regulamento do metrô permite o transporte de bicicletas no sistema. São permitidas até quatro bikes por trem, no último vagão, e não é permitido o transportes de bicicletas nas escadas rolantes ou nos elevadores.

CPTM

Na CPTM, as alterações afetarão as linhas 7-rubi (Luz-Francisco Morato), 8-diamante (Júlio Prestes - Itapevi), 9-esmeralda (Osasco - Grajaú), 10-turquesa (Brás-Rio Grande da Serra), 11-coral (Luz-Estudantes) e 12-safira (Brás-Calmon Viana) no feriado prolongado devido a obras de modernização. Com isso, os trens circularão com maiores intervalos.

Linha 7-rubi

  • 12.nov.: das 20h até o fim da operação, por volta da meia-noite, em razão dobras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Franco da Rocha e Francisco Morato. O intervalo médio dos trens será de 24 minutos entre as estações Luz e Francisco Morato.
  • 13.nov.: das 13h à meia-noite, as obras de modernização ocorrerão no sistema de rede aérea entre as estações Caieiras e Franco da Rocha. O intervalo médio dos trens será de 17 minutos entre as estações Luz e Pirituba e, de 34 minutos, entre Pirituba e Francisco Morato.
  • 14.nov.: funcionamento normal.
  • 15.nov.: das 4h às 7h, serão realizadas intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Vila Aurora e Franco da Rocha. O intervalo médio dos trens será de 24 minutos, entre as estações Pirituba e Francisco Morato.

*

Linha 8-diamante

  • 12.nov.: funcionamento normal.
  • 13.nov.: das 13h à meia-noite, os trabalhos serão executados nos equipamentos de via permanente nas imediações da estação Barueri. Também haverá intervenções na estação Antonio João. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos.
  • 14.nov.: funcionamento normal.
  • 15.nov.: das 4h à meia-noite, os serviços estarão concentrados no sistema de rede aérea entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Domingos de Morais. Das 8h às 19h, também haverá intervenções nos equipamentos de via permanente nas proximidades da estação Carapicuíba. O intervalo médio dos trens será de 25 minutos.

*

Linha 9-esmeralda

  • 12.nov.: das 20h até o fim da operação comercial, por volta da meia-noite, a circulação de trens ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco. Para seguir viagem, o usuário deverá utilizar os trens da linha 8-diamante.
  • 12, 13 e 14.nov.: funcionamento normal.

*

Linha 10-turquesa

  • 12.nov: das 13h à meia-noite, serão realizadas intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Guapituba e Ribeirão Pires. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre as estações Brás e Mauá e, de 30 minutos, entre Mauá e Rio Grande da Serra.
  • 13.nov: funcionamento normal.
  • 14.nov: das 22h à meia-noite, prosseguirão os serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Guapituba e Ribeirão Pires. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre as estações Brás e Mauá e, de 30 minutos, entre Mauá e Rio Grande da Serra.
  • 15.nov: das 8h à meia-noite, serão retomados os trabalhos nos equipamentos de via permanente entre as estações Guapituba e Ribeirão Pires. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre as estações Brás e Mauá e, de 30 minutos, entre Mauá e Rio Grande da Serra.

*

Linha 11-coral

  • 12, 13 e 14.nov.: funcionamento normal.
  • 15.nov.: a circulação ficará interrompida entre as estações Luz e Tatuapé durante todo o horário comercial devido a serviços realizados nos equipamentos de via permanente e no sistema de rede aérea nesse trecho. O intervalo médio dos trens entre as estações Tatuapé e Guaianases será de 15 minutos.

Para seguir viagem, o usuário deverá utilizar os trens da linha 7-rubi, entre as estações Luz e Brás, e a linha 12-safira, entre as estações Brás e Tatuapé. Além disso, das 6h às 19h, haverá intervenções na estação Jundiapeba. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes.

*

Linha 12-safira

  • 12,13 e 14.nov.: das 21h de sábado até meia-noite de segunda, o intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha, devido à realização de obras de implantação da linha 13-jade no trecho as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino,
  • 15.nov.: funcionamento normal.

Endereço da página: