Folha de S. Paulo


Explosão de bueiro deixa feridos na região central do Rio

Jose Lucena/Futura Press/Folhapress
RIO DE JANEIRO,RJ,25.09.2016:EXPLOSÃO-BUEIRO-FERIDOS - Bueiro da Light explode na avenida Gomes Freire, centro do Rio de Janeiro (RJ), neste domingo (25). Cerca de 8 pessoas ficaram feridas. (Foto: jose lucena/Futura Press/Folhapress) *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***
Bueiro da Light explodiu na avenida Gomes Freire, centro do Rio de Janeiro (RJ)

Um bueiro explodiu e deixou oito pessoas feridas na avenida Gomes Freire, no bairro da Lapa, região central da cidade do Rio de Janeiro, por volta da meia-noite deste sábado (24). Segundo informações da Polícia Militar, os feridos foram levados aos hospitais Souza Aguiar, Miguel Couto e Copa D'or.

De acordo com a distribuidora de energia Light, a explosão aconteceu durante a manutenção de uma caixa subterrânea por funcionários da concessionária, que não se feriram.

Durante o dia, dois dos feridos receberam alta e outros três encaminhados ao Hospital da Força Aérea do Galeão, especializado no tratamento de queimaduras.

O corpo de Bombeiros identificou, entre as vítimas, Aline Paes, 24, Paula Machado, 38, Márcia Santos, 39, e Claudiney Barino, 45. Uma quinta vítima atendida pela corporação não foi identificada.

Os outros três feridos foram por conta própria ao Hospital Copa D'Or, em Copacabana.

A Light diz ainda que acompanha a situação das vítimas. A empresa disse que as causas do acidente estão sendo apuradas.

Na última quinta-feira (22), três pessoas também ficaram feridas durante outra explosão em um bueiro na região central do Rio, no mesmo local onde havia ocorrido um incêndio na parte da manhã. Os feridos eram funcionários da Companhia Estadual de Gás (CEG).

OUTROS CASOS

O Rio tem registrado diferentes casos de explosões de bueiro ao longo dos últimos anos. Em 2014, um bueiro da Light explodiu e deixou um turista ferido, em Ipanema, na zona sul da cidade.

Em pouco menos de um mês, em 2011, cinco ocorrências do tipo foram registradas. Houve também o caso da explosão de uma galeria em janeiro de 2012, quase dois meses depois de ser divulgado que a cidade tinha 235 bueiros com risco de explosão.

Naquele ano, o Ministério Público do Rio firmou com a Light e com a CEG um Termo de Ajustamento de Conduta, que previa multa de R$ 100 mil por explosão de bueiro que causasse morte, lesão corporal (leve, grave ou gravíssima) ou dano ao patrimônio público ou privado.

A CEG já havia sido multada, em 2011, em R$ 2,5 milhões por uma explosão ocorrida mais de um ano antes.


Endereço da página:

Links no texto: