Folha de S. Paulo


Grade e semáforo confundem e põem pedestres em risco na zona norte de SP

A empregada doméstica Vanda Oliveira, 42, não entendeu nada quando viu uma grade de ferro bloqueando o acesso à faixa de pedestres que ela atravessa diariamente no cruzamento da avenida Voluntários da Pátria com a rua Racionalismo Cristão, em Santana (zona norte de São Paulo). Outros pedestres ignoraram a grade e se arriscaram na travessia no meio da avenida, conforme a Folha constatou nesta segunda-feira (14).

A confusão acontece há alguns dias, desde que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) mudou o local da faixa de pedestres para um ponto mais afastado do cruzamento, na intenção de melhorar a segurança de quem está a pé. Porém, manteve o semáforo e parte da faixa desativada no mesmo lugar. Já a nova faixa foi pintada, mas sem o semáforo. O resultado: pedestres sem rumo.

Na dúvida ou por imprudência, muitos optam por caminhar no meio da Voluntários da Pátria para atravessar. "As pessoas não estão usando a faixa nova, não obedecem. Deveriam ter orientado os pedestres direito antes de mudar", disse a diarista Elis Regina Gomes, 42.

De acordo com comerciantes da região, já houve atropelamentos ali porque os carros e ônibus que vêm da avenida em direção ao centro têm permissão para entrar na rua Racionalismo Cristão, pegando muitos pedestres de surpresa. "Já teve atropelamento aqui porque os carros atingiam os pedestres bem na esquina. Com a faixa mais longe do cruzamento, o pedestre fica mais protegido", disse o vendedor Valdir José da Silva, 36, que trabalha numa loja em frente ao cruzamento.

OUTRO LADO

A CET informou que está reposicionando a faixa para ampliar a segurança dos usuários que se deslocam especialmente em direção ao terminal de ônibus de Santana. A entrega deste projeto de sinalização está prevista para o dia 27 de março.

Segundo a companhia, o trabalho inclui a instalação de gradis, recuo da faixa de pedestres em relação ao nível do cruzamento, remanejamento do semáforo para pedestres no alinhamento da faixa e rebaixamento das guias para travessia de pessoas com necessidades especiais", diz a nota.

"Como providência para evitar possíveis confusões, o departamento de sinalização está apagando a faixa de pedestres desativada e cobrirá os grupos focais do semáforo. Até o final dos trabalhos, agentes de trânsito estarão no local orientando os pedestres a utilizar a nova sinalização e monitorando o trânsito na região", diz a nota.


Endereço da página:

Links no texto: