Folha de S. Paulo


Instituto em crise em PE será um dos locais da visita de diretora da OMS

Alan Marques/Folhapress
A presidente Dilma Rousseff recebeu nesta terça (23) a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, no Palácio do Planalto
A presidente Dilma Rousseff recebeu nesta terça (23) a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, no Palácio do Planalto

No centro de acompanhamento de bebês com microcefalia que será visitado pela diretora-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Margaret Chan, nesta quarta (24), no Recife, os salários dos enfermeiros vêm sendo pagos com atraso há cerca de um ano e falta material básico, como máscaras e luvas.

O Imip (Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira) é uma entidade filantrópica que oferece serviços ambulatoriais e hospitalares para pacientes de todo o Estado de Pernambuco, por meio do SUS.

Margaret Chan visitará o ambulatório onde são atendidas crianças com a má-formação cerebral relacionada ao vírus da zika, e assistirá a uma apresentação sobre a situação em Pernambuco. O Estado é líder em casos de microcefalia, com 209 confirmações e 1.188 em investigação.

Os problemas do Imip chegaram ao Ministério Público do Trabalho. Segundo o sindicato dos enfermeiros, há pelo menos um ano os profissionais recebem os salários com até 20 dias de atraso.

A remuneração de fevereiro, por exemplo, foi paga nesta terça (23), um dia antes da visita de Chan, e deveria ter sido depositada no dia 5.

"A pior situação foi em dezembro, quando atrasaram o 13º salário e o pagamento de férias", afirmou a presidente do Seepe (sindicato dos enfermeiros), Berenice Garcês.

Ela diz que os cerca de 80 enfermeiros da unidade trabalham sob risco de contaminação. "Muitas vezes os enfermeiros não têm luvas nem máscaras para o atendimento. Vamos tomar todas as medidas judiciais cabíveis e uma paralisação não está descartada", afirmou Garcês.

Em setembro, o Imip divulgou uma nota reconhecendo que atravessa o pior momento financeiro em seus 50 anos.

"Nossa prestação de serviço tem sido prejudicada pelos repasses que recebemos -com atrasos e com defasagem financeira. O que tem causado um deficit financeiro que compromete a sobrevivência econômica do Imip, acarreta atraso no pagamento de funcionários e fornecedores", informou à época.

A assessoria de imprensa do Imip não se pronunciou.

O Ministério da Saúde informou que os repasses destinados à assistência hospitalar e ambulatorial estão regulares, incluindo os valores direcionados à Secretaria de Saúde de Pernambuco.

Editoria de Arte/Folhapress
Saiba mais sobre o _Aedes aegypti_, transmissor da dengue, do vírus da zika e da chikungunya
Saiba mais sobre o Aedes aegypti, transmissor da dengue, do vírus da zika e da chikungunya

Endereço da página:

Links no texto: