Folha de S. Paulo


TAM e Gol podem reembolsar grávidas que viajarem a locais com zika

Grávidas com passagens aéreas compradas para locais com casos comprovados de vírus zika poderão pedir reembolso ou reagendar voos.

As companhias aéreas TAM, LAN, Gol e United Airlines confirmaram que darão estes benefícios.

O zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti e não há ainda cura ou vacina. Casos de zika se proliferaram em vários países da América Latina e Caribe, causando particular alarme entre grávidas por estar ligado ao nascimento de bebês com malformações, como microcefalia.

A LATAM Airlines, responsável pela TAM e LAN falou, em nota, que gestantes com viagens ao Brasil, Colômbia, El Salvador, Guatemala, Guiana Francesa, Haiti, Honduras, Martinica, México, Panamá, Paraguay, Puerto Rico, Suriname e Venezuela podem pedir benefícios.

Passageiras grávidas com viagem já iniciada podem adiantar o retorno (sujeito à disponibilidade de assentos), e as que ainda não iniciaram viagem poderão alterar o destino do voo (sujeito ao pagamento de possíveis diferenças de tarifas) ou solicitar o reembolso do bilhete. Para isso a solicitante deverá apresentar declaração médica mencionando as semanas de gestação. Acompanhantes também terão benefícios.

Já a Gol afirmou que grávidas que quiserem cancelar ou antecipar o retorno de uma viagem, poderão fazê-lo sem a cobrança de taxa ou solicitar o crédito para emissão de um novo bilhete em até 12 meses.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: