Folha de S. Paulo


Ivete Maluf Raful (1920-2015)

Mortes: Uma matriarca sempre disposta a aprender

A falta de oportunidade durante a juventude nunca desanimou a vontade de aprender de Ivete Maluf Raful. Os anos que deveriam ter sido aproveitados nas salas de aula acabaram sendo substituídos por leituras de livros, jornais e estudos de atlas quando mais velha.

"Conseguia analisar, relacionar, interpretar informações. Conhecia a política nacional e internacional. Durante viagens, ela ia nomeando acidentes geográficos das regiões", diz a nora Sheila.

Nascida no Líbano, Ivete chegou no Brasil ainda pequena. O pai morreu logo em seguida e a mãe ficou sozinha com três filhos pequenos em um país desconhecido, sem dominar o português. Com isso, Ivete ficou um tempo em um orfanato, antes de a família ser reunida novamente.

Na adolescência, conheceu seu grande amor, Dieb, com quem casou cedo e permaneceu até a morte dele, no final da década de 1990, somando mais de 60 anos de união.

Com ele, Ivete dividia sua vida entre a família e os negócios. Foi administradora, gerente, contabilista e vendedora no armazém aberto com o marido em Lutécia (a 470 km de São Paulo). Vendendo de grãos a urnas funerárias, o local virou uma referência.

Já em Marília (a 435 km de São Paulo), passou a se dedicar apenas à família. Enérgica e ao mesmo tempo carinhosa, supervisionava a educação dos filhos, costurava roupinhas para os netos e cozinhava seus pratos árabes.

Morreu dia 22, aos 95, após uma queda. Deixa dois filhos, cinco netos e cinco bisnetas.

A missa de 7º dia será às 19h desta quarta (30) na paróquia Santa Isabel, em Marília.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

-

VEJA MORTES E MISSAS PUBLICADAS NESTA QUARTA-FEIRA

Bruno Granero Takeuti - Aos 29, casado com Aline Trindade Granero Takeuti. Cemitério e Crematório Metropolitano Primaveras.

Elisio Celso Bernini - Aos 75, casado com Suely Kinzo Bernini. Deixa filhas Simone, Cibele e Glauco. Crematório Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, SP.

Joanna Siqueira Andrade - Aos 96, viúva de Dario Andrade. Deixa os filhos Manoel Felipe e Telma, netos e bisnetos. Cerimônia hoje (30), às 8h, no cemitério da Vila Mariana.

Osvaldo Franco Barbosa (Cachel) - Aos 50. Cemitério Municipal de Bebedouro, SP.

*

7º DIA

Célio de Melo Lemos - Hoje (30), às 19h30, na igreja N. S. Salete, r. Dr. Zuquim, 1.746, Santana.


Endereço da página:

Links no texto: