Folha de S. Paulo


Mau tempo causa destruição e uma morte em Estados da região Sul

Veja vídeo

Temporais e até um tornado atingiram a região Sul do Brasil nesta quinta-feira (19). O mau tempo causou destruição nos três Estados e deixou um morto no Rio Grande do Sul.

No Paraná, um tornado atingiu cerca de 1.500 casas em Marechal Cândido Rondon (a 584 km de Curitiba) no oeste do Estado. Em uma cidade de 51 mil habitantes, isso equivale a 7.512 pessoas, segundo a Defesa Civil Estadual. Dessas, 20 ficaram desabrigadas e 12, feridas.

O tornado foi registrado por volta das 16h15, a 150 km de Foz do Iguaçu, na fronteira entre Brasil e Paraguai. Casas foram destelhadas, postes e árvores tombaram (inclusive sobre carros) e bairros ficaram sem energia elétrica. A rodoviária da cidade teve o teto danificado.

O Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) informou que, pelos relatos e imagens dos estragos, a categoria do tornado foi F1 -em uma escala que vai de F0 a F5. A estimativa é de que os ventos tenham sido de até 125 km/h.

O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), esteve nesta tarde em Marechal Cândido Rondon para visitar áreas e famílias atingidas pelo tornado.

Richa disse que os governos municipal e estadual estão empenhados na reconstrução do município e que recebeu uma ligação da presidente Dilma Rousseff, que colocou o governo federal à disposição.

"A Defesa Civil desde o início do ocorrido está mobilizada para atender Marechal Rondon, e, inclusive, com toda a estrutura da prefeitura, está trabalhando para decretar estado de emergência. Pude comprovar que são cenas estarrecedoras, de completa devastação por onde o tornado passou. Estamos solidários com Marechal Rondon", afirmou o governador.

Levantamentos preliminares feitos por equipes do Batalhão de Polícia de Fronteira e da Polícia Militar em Marechal Cândido Rondon dão conta de que o município sofreu perdas econômicas que podem chegar a mais de R$ 40 milhões.

Em Inácio Martins, no centro do Paraná, deslizamentos deixaram 55 pessoas desabrigadas. Chuvas fortes também atingiram Curitiba, Maringá, Pranchita e Quatro Pontes

RIO GRANDE DO SUL

No Rio Grande do Sul, um temporal atingiu os vales do rio Pardo e Taquari, além da fronteira oeste e da região noroeste.

A chuva intensa, com vendaval e queda de granizo, causou danos em 11 municípios, segundo informações da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

Uma pessoa morreu após ser atingida pela fiação elétrica da rua na cidade de Cruz Alta, no noroeste do Estado. Segundo os bombeiros, a fiação se rompeu com os fortes ventos que atingiram a cidade. Em Alpestre, duas crianças sofreram ferimentos leves. Nos demais municípios foram registrados pontos de alagamentos, destelhamentos de imóveis e danos a lavouras.

SANTA CATARINA

Em Santa Catarina, as chuvas e vendavais causaram estragos em cidades do oeste, como Chapecó, onde 30 casas foram afetadas, sendo que quatro delas ficaram totalmente destruídas. Há quatro feridos e 16 desalojados. Em Caxambu do Sul, o vendaval atingiu 30 residências, enquanto em Planalto Alegre cinco casas e nove propriedades rurais foram afetadas. Águas de Chapecó também registrou danos.

Em Treze Tílias, no centro do Estado, um tornado de categoria F0 atingiu 11 casas, algumas propriedades rurais e um hospital.

No nordeste do Estado, os municípios de Guaramirim, Schroeder, Massaranduba, Araquari, Rio Negrinho, Barra Velha, Mafra e Major Vieira também foram atingidas pelos vendavais ou registraram alagamentos.


Endereço da página:

Links no texto: