Folha de S. Paulo


Governo federal reconhece Mariana em situação de emergência

O governo federal decretou nesta quarta-feira (11) o município de Mariana (MG), a 124 km de Belo Horizonte, em situação de emergência pelo rompimento de barragens de contenção de rejeitos da mineradora Samarco e que deixou, até o momento, 6 mortos e 21 desaparecidos.

A medida, publicada por meio de portaria no "Diário Oficial" da União, facilita ao governo federal realizar obras emergenciais e adquirir e distribuir mantimentos aos afetados pela tragédia, bem como o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) às famílias afetadas pela tragédia.

O governo federal ainda não sabe quantas vítimas poderão ser beneficiadas pela liberação do FGTS, uma vez que o número de pessoas é estabelecido pela prefeitura municipal em virtude da área afetada pelo desastre.

Em outra portaria, o Ministério do Desenvolvimento Agrário também autorizou nesta quarta-feira o uso de máquinas e equipamentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para auxiliar na reconstrução e busca de desaparecidos.

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais localizou nesta terça-feira (10) o corpo de mais uma vítima do rompimento das barragens da mineradora Samarco em um subdistrito de Mariana, ocorrido na quinta-feira (5).

A presidente Dilma Rousseff lamentou o desastre, mas até o momento não visitou a cidade mineira, apesar de ter sido aconselhada a sobrevoar o local.

Entre as quatro vítimas identificadas está a menina Emanuelly Vitória Fernandes, 5, que foi enterrada nesta terça-feira (10). Ela foi achada em Ponte do Gama, subdistrito da cidade de Ponte Nova, a 70 km de Mariana, na noite de segunda-feira (9).

As demais vítimas identificadas são os trabalhadores Claudio Fiuza da Silva (que teve uma parada cardíaca), Sileno Narkievicius de Lima e Waldemir Aparecido Leandro.

A lista de desaparecidos também sofreu alteração. Afonso Augusto Alves, 54, que morava no distrito de Camargos e constava na listagem, apresentou-se no posto de comando das operações de resgate nesta terça (10). Ele estava abrigado na casa de parentes.

Veja vídeo


Endereço da página:

Links no texto: