Folha de S. Paulo


Simulador de direção será obrigatório a partir do dia 14 de dezembro em SP

Os candidatos que forem tirar carteira de habilitação na categoria B (carro) a partir do dia 14 de dezembro no Estado de São Paulo deverão realizar as aulas de simulação de direção–máquina que imita um automóvel com um percurso virtual.

O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) informou que os futuros motoristas terão que fazer, no mínimo, cinco horas de aulas práticas no simulador e, no máximo, oito horas. As aulas deverão ser realizadas após a conclusão do curso teórico, de 45 horas de aula, e antes da realização do exame teórico.

"Para que tanto as autoescolas como os cidadãos possam se organizar melhor, optamos por não deixar a implantação da medida para a última hora. Desse modo, o candidato que fizer o exame médico a partir de 14 de dezembro, provavelmente, iniciará as aulas no simulador em janeiro de 2016, após concluir as aulas teóricas", afirma Daniel Annenberg, diretor-presidente do Detran-SP.

Se o candidato realizar apenas as horas aulas obrigatórias, uma das simulações deverá ser durante o período noturno. Se optar por fazer oito horas de aulas, o candidato poderá realizar metade do tempo no ambiente diurno e a outra parte no noturno. Com isso, o candidato terá um total de 25 horas/aula de aprendizagem prática.

Os habilitados na categoria A (moto) que forem mudar para categoria B (carro) poderão fazer até 7 das 20 horas de aula no simulador, sendo 3 horas no ambiente noturno.

Na semana passada, o Detran-SP publicou um edital de licitação para dar início ao projeto-piloto de prova monitorada por câmeras e sistema de telemetria, começando por São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Trata-se de mais uma iniciativa para dificultar o comércio ilegal de carteiras de habilitação.

Zanone Fraissat/Folhapress
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OBRIGATORIEDADE

A obrigatoriedade do simulador foi estabelecida Contran (Conselho Nacional de Trânsito), em julho, após o pedido dos Detrans de todo o país, afirmou o Ministério das Cidades, que controla o Contran. Numa segunda etapa, ainda sem data definida, será exigido o uso do simulador para quem dirigir veículos comerciais, caminhão, ônibus e motos.

Segundo o diretor do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e presidente do Contran, Alberto Angerami, a decisão foi tomada pensando na segurança do trânsito. "Já tivemos bons resultados nos Estados que aplicaram a medida, principalmente no Rio Grande do Sul, onde foi registrada redução do número de acidentes após a obrigatoriedade do simulador", afirmou.

Os simuladores chegaram a ser obrigatórios no início do ano passado. Após reclamação das autoescolas, que questionavam, entre outras coisas, o valor dos aparelhos, o Contran voltou atrás e tornou o uso facultativo a cada Estado.

No Estado de São Paulo, o simulador de direção já é utilizado de forma opcional pelo candidato desde o dia 3 de julho de 2014 –já há mais de mil simuladores cadastrados. Atualmente, segundo o ministério, apenas quatro Estados (Rio Grande do Sul, Acre, Paraíba e Alagoas) exigem os simuladores de forma obrigatória.

HISTÓRICO

O Contran decidiu adotar os simuladores em 2010, motivado por um pacto na ONU para redução nas mortes em acidentes de trânsito. Mas foi adiando o prazo até desistir da ideia em junho de 2014.

Os defensores dos aparelhos dizem que é positivo que condutores aprendam a enfrentar situações complexas, como dirigir com aquaplanagem, antes de iniciar as aulas na rua.

Os críticos, porém, dizem que os modelos disponíveis no mercado são caros e que a obrigatoriedade dificulta o acesso à habilitação, pois as autoescolas repassam os custos aos candidatos.

Parte dos usuários também relata sentir náuseas no aparelho e alguns especialistas questionam sua eficácia pedagógica.


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