Folha de S. Paulo


Fotojornalista percorre país de carona e relata experiência em blog

Arquivo Pessoal
 Joel Silva, formado em fotografia, começou a trabalhar como fotojornalista da *Folha* em 1994
Joel Silva, formado em fotografia, começou a trabalhar como fotojornalista da Folha em 1994

Muita gente pode já ter pensado em sair por aí percorrendo o Brasil, mas para um fotógrafo da Folha o pensamento virou um projeto real, a ser relatado em um blog.

A partir desta segunda-feira (14), o mineiro Joel Silva, de Itaú de Minas, vai contar no blog Maluco de BR histórias conhecidas e desconhecidas de um país que ele traduz em uma palavra: diversificado.

"O Brasil é um país muito diversificado culturalmente. Eu vou encontrar cidades e lugares atípicos, com histórias atípicas bem legais. Acho que poucos conhecem as histórias dos lugares sobre os quais eu fiz um pré-levantamento e não só das cidades e locais, mas das pessoas também", afirma.

Joel Silva formou-se em fotografia pela escola de artes Bauhaus em 1994, quando começou a trabalhar como fotojornalista da Folha. Ele cobriu a Primavera Árabe, na Líbia e no Egito (onde foi atingido por um tiro), o golpe militar em Honduras, foi correspondente no Oriente Médio e ganhou cinco prêmios de Direitos Humanos.

ROTEIRO ALTERÁVEL

Embora tenha decidido embarcar em uma aventura com certo grau de imprevisibilidade, Joel conta que levantou histórias e lugares em cerca de onze ou doze Estados que deseja percorrer.

A viagem começa em Chuí (RS) e termina no Amapá, num roteiro que deve durar dois meses e se estender por 12 mil km Brasil adentro.

"Fatalmente [esse roteiro] vai ter alguma alteração, porque acho que a grande coisa é que eu tenho uma liberdade de escolha. Se eu estou no Rio Grande do Sul, de carona com um caminhoneiro, e ele me conta uma história de uma cidade do Mato Grosso, como Sinop, por exemplo, e eu acho que aquela história é muito importante, eu mudo o roteiro", explica.

"A ideia basicamente é a de que eu vou resumir minhas expectativas a conseguir carona e comida. Essas são basicamente minhas preocupações do dia. Eu vou percorrer de carona e vou iniciar com um certa grana a viagem. Mas a ideia é conquistar essa grana ao longo do caminho também", acrescenta Joel, que pretende arranjar pequenos trabalhos ao longo da viagem como forma de autossustento.


Endereço da página:

Links no texto: