Folha de S. Paulo


Duas vítimas de Paraty são sepultadas; empresa nega que ônibus estivesse lotado

Duas irmãs, bibliotecárias, vítimas do acidente com o ônibus da Colitur, em Paraty (RJ) foram sepultadas na tarde desta terça-feira (8), no cemitério Vila Rosali, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. O acidente com o ônibus da Colitur matou 15 pessoas e deixou 66 feridas.

Todos os passageiros que morreram foram identificados no IML (Instituto Médico Legal), de Angra dos Reis, na manhã desta terça. Entre os 15 mortos, dez eram de São Paulo, três do Rio e dois de Minas Gerais.

A Colitur informou que o veículo tinha capacidade para transportar 45 passageiros sentados e 38 em pé, o que totaliza 83 pessoas. por isso, "não é o caso de superlotação". No momento do acidente, 81 pessoas estavam no ônibus. A polícia investiga se houve falha mecânica ou se o ônibus estava superlotado.

As irmãs Raquel, 41, e Talita Amâncio, 31, foram passar o feriado de Sete de Setembro em Paraty, cidade que costumavam visitar na feira literária que acontece anualmente no município. Cerca de 100 pessoas estiveram no sepultamento.

Até a tarde desta terça, apenas duas vítimas permaneciam no IML aguardando liberação: Kênia Diany Garcia, 22, e Alex Pinho Medeiros, 34. Ainda nesta terça havia 15 pessoas que permaneciam internadas, cinco delas em estado grave.

Peritos realizaram durante a tarde de terça uma nova análise do ônibus da Colitur que virou no Morro do Deus Me Livre, trecho entre o centro da cidade de Paraty e a praia de Trindade.

A previsão dos peritos é entregar o resultado da perícia em 30 dias. O delegado João Dias, da delegacia de Paraty, já começou a tomar os depoimentos dos feridos.

Assista

ACIDENTE

O veículo seguia do centro de Paraty para Trindade, bairro a cerca de 32 km, quando tombou no acostamento no trecho conhecido como Morro Deus Me Livre, assim chamado por ser uma estrada sinuosa e ladeada por abismos.

A maioria dos passageiros eram turistas. Fotos e vídeos publicados na internet mostram que grande parte dos passageiros eram jovens.

Em nota, a empresa dona do ônibus diz lamentar o acidente e que irá investigar suas causas.

"A Colitur lamenta profundamente o ocorrido e informa que está apurando as causas do acidente e prestando todos os esclarecimentos às autoridades. Informa também que está prestando todo o apoio às vítimas e aos familiares das vítimas fatais".

Mapa: Local do acidente

-

VÍTIMAS FATAIS DO ACIDENTE

> Alex Pinho Medeiros, 34

> Bruno Mariani da Silva, 26, de Ferraz de Vasconcelos (SP)
Trabalhava em uma fábrica de tecidos e fazia curso para ser designer -deixa dois filhos, um de três meses e outro de seis anos de idade

> Claudia Maria Arruda, 54, de Timóteo (MG)

> Gabriele Mateus de Macedo, 21, de São Paulo
Cursava publicidade na Faculdade Butantã -havia viajado com a amiga Kathellyn

> Juliana Rocha Medeiros dos Santos, 26, de São Paulo
Estudava direito na UNIP

> Kathellyn Fernanda Xavier de Abreu, 18, de São Paulo
Cursava pedagogia e havia acabado de passar num concurso para inspetora na rede municipal -havia viajado com a amiga Gabriele

> Michele Aparecida Oliveira, 21
Namorada de Ricardo

> Raquel Amâncio de Souza, 39, de São João de Meriti (RJ)
Irmã de Thalita; ambas estava com a Tatiane

> Ricardo Henrique de Souza, 22
Namorado de Michele

> Robson Antunes Braga, 52, de Timóteo (MG)

> Sueli Testai Atui, 68, de São Paulo
Viajava com uma amiga que tem dificuldade de locomoção e que se feriu no acidente, mas não morreu

> Tatiane de Assis Albuquerque, 38, do Rio
Moradora da Ilha do Governador, zona norte da cidade. Moradora da Ilha do Governador, zona norte da cidade. Ela havia viajado a Paraty com o marido, Adailto Antônio Brás Sobrinho, 37, e um grupo de amigos. Adailto, que também estava no ônibus, está internado num hospital em Angra dos Reis

> Thalita Amâncio de Souza, 31, de São João de Meriti (RJ)
Irmã de Raquel; ambas estava com a Tatiane

> Vanilda Santana Moura, 62, de São Paulo
Ela havia viajado à Paraty com três filhos e outras duas pessoas. Estava no ônibus com um de seus filhos.


Endereço da página:

Links no texto: