Folha de S. Paulo


Multas de agentes da CET e PMs crescem mais que as de radar

O número de multas aplicadas por agentes de trânsito da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e por policiais militares disparou nos primeiros seis meses deste ano na cidade de São Paulo.

Os PMs multaram 35% a mais no primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2014. No caso dos marronzinhos, a alta foi de 28%.

Nos dois casos, trata-se de crescimento superior ao das multas aplicadas por radares –que subiram 18% neste ano.

Esses dados foram obtidos pela reportagem por meio da Lei de Acesso à Informação.

No total, foram 581 mil multas de policiais militares e 956 mil de marronzinhos no primeiro semestre deste ano.

Ronny Santos/Folhapress
Agente de trânsito da CET aplica multa na av. Rudge, região central de São Paulo
Agente de trânsito da CET aplica multa na av. Rudge, no centro de São Paulo; infrações do tipo aumentaram

A CET, ligada à gestão Fernando Haddad (PT), justifica a alta das multas ao aperto da fiscalização no trânsito, principalmente sobre as infrações cometidas contra pedestres.

A empresa disse ainda que ampliou sua atuação para regiões fora do centro.

O sindicato que representa os marronzinhos diz já ter ouvido relatos de funcionários que se dizem pressionados a autuar mais motoristas e a guinchar mais carros.

Segundo a CET, "não há orientação nem procedimento que indique" metas para elaboração de multas.

No total, mais de 6 milhões de multas foram aplicadas no primeiro semestre de 2015 na capital paulista. Em 2014 inteiro, foram 10,6 milhões.

Os radares ainda são responsáveis por mais de 70% das multas -foram 4,28 milhões entre janeiro e junho. Segundo a CET, a quantidade de aparelhos quase dobrou em um ano. Em agosto de 2014 eram 488 locais fiscalizados por radar, hoje são 818.

De acordo com a companhia, 1.854 agentes da CET e 690 agentes habilitados da SPTrans, Guarda Civil metropolitana e PM fazem a fiscalização do trânsito.

ARRECADAÇÃO

Pela legislação, os recursos obtidos com as infrações de trânsito precisam ser investidos em ações de educação de trânsito, engenharia e melhorias na sinalização.

Segundo a CET, foram arrecadados R$ 500 milhões nos primeiros sete meses do ano. No ano passado inteiro foram R$ 852 milhões.

A CET não detalhou, porém, como esse dinheiro obtido com a arrecadação das multas foi aplicado na cidade.


Endereço da página: