Folha de S. Paulo


Menino de 13 anos é apreendido por furto em prédio em São Paulo

Um garoto de 13 anos, de ascendência oriental, foi detido pela polícia após ser flagrado em imagens de câmeras de segurança invadindo e furtando um apartamento em um condomínio no Tatuapé (zona leste), no fim de maio.

Com as imagens, a polícia foi às escolas do bairro e encontrou o menino, que foi reconhecido pelo porteiro. Para a polícia, ele integra uma quadrilha e engana os porteiros para entrar nos prédios.

"Ele se apresentou como parente de um morador asiático na portaria e conseguiu ter acesso após tocar o interfone e fingir estar falando em chinês", disse a delegada Ana Lúcia de Souza.

Dentro do condomínio, o garoto saiu batendo a esmo nos apartamentos para descobrir em qual deles os moradores não estavam. Descobriu um no 14º andar. "Ele arrombou a porta, desceu, buscou o comparsa e pegou R$ 3.000 em objetos da vítima", disse a delegada.

Segundo a polícia, o jovem afirmou em depoimento que não agia sozinho. Imagens de câmeras de segurança mostram ele e um comparsa entrando em um Fox cinza. De acordo com a polícia, o menino não entregou os outros envolvidos e a investigação continua para identificá-los.

A polícia apura pelo menos outros quatro crimes do tipo que foram cometidos da mesma maneira na região e espera pelos porteiros para reconhecerem o adolescente.

Por ser um crime de menor potencial ofensivo, o menino foi liberado pela polícia, mas vai responder pela infração. A mãe do garoto foi à delegacia e, segundo a polícia, se mostrou surpresa com a participação do filho nos crimes.

Ainda de acordo com a polícia, a Promotoria pediu à Justiça a internação do jovem.


Endereço da página: