Folha de S. Paulo


Taxistas protestam contra aplicativo Uber pelas ruas do Rio

Taxistas fizeram protesto pacífico na manhã desta sexta-feira (24), no Rio, contra o aplicativo Uber, que disponibiliza motoristas autônomos em carros de luxo para fazer transporte na cidade.

Os taxistas dizem que os motoristas do Uber fazem concorrência desleal porque não pagam os mesmos impostos que os donos de alvarás de taxistas.

Eles também afirmam que o aplicativo tem tirado clientes deles.

Por volta das 6h, os taxistas partiram em comboios de diversos pontos da cidade e estacionaram seus carros em fileira no Aterro do Flamengo, importante via de acesso da zona sul da cidade ao centro. O protesto chegou ao fim por volta das 13h e os taxistas liberaram a via.

Segundo o Conselho Regional de Taxistas do Rio de Janeiro, participaram 3.200 carros e cerca de 4 mil motoristas. Já a prefeitura fala em 1.500 táxis.

O secretário municipal de transportes, Rafael Picciani, esteve na manifestação dos taxistas. Ele se solidarizou com eles e prometeu abrir investigação contra o Uber e reduzir a burocracia e os impostos aos taxistas.

Disse ainda que a secretaria tem feito operações em eventos onde há grande concentração de táxis da Uber, como em festas e festivais. Esses motoristas são encaminhados à delegacia. Diferentemente do que acontece em São Paulo, a secretaria não apreende os carros.

O secretário estadual de transporte também esteve presente para demonstrar apoio aos taxistas. "O transporte individual de passageiros só pode ser feito por veículos licenciados. Qualquer coisa diferente disso está fora da lei."

Participaram do protesto motoristas de outras cidades do país, como São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba.

O Centro de Operações Rio monitorou as interdições parciais e o bloqueio da pista sentido Centro do Aterro do Flamengo. Não houve registro de grandes reflexos no trânsito.

VIAGEM GRÁTIS

A Uber reagiu ao protesto oferecendo aos cariocas duas viagens de até R$ 50 grátis nesta sexta entre as 7h e as 19h. A empresa diz que arcará com os custos da iniciativa.

"Desde que o Uber chegou na cidade, os cariocas e os visitantes têm mais um modo de se movimentar pelas ruas do Rio e nós sabemos que eles não querem parar", diz a empresa em nota publicada em seu site.

Editoria de Arte/Folhapress
TAXISTA NO RIO DE JANEIRO x MOTORISTA DO UBER Compare os custos fixos de cada um (exclui gastos com manutenção)

Endereço da página:

Links no texto: