Folha de S. Paulo


'Vacilei', diz presidente do PV após votar pela redução da idade penal

O presidente nacional do PV, deputado José Luiz Penna (SP), diz que se enganou ao votar a favor da redução da maioridade penal para 16 anos.

Saiba como cada deputado votou

Ele discursou contra a emenda na noite desta terça-feira (30). Quando a votação foi encerrada, o painel eletrônico da Câmara registrou seu voto a favor da redução da idade penal.

"Pois é, rapaz. Sinceramente, não sei o que aconteceu. Assumo que vacilei", disse o deputado à Folha, nesta quarta-feira (1º).

Além de Penna, mais uma deputada do PV, Leandre dal Ponte (PR), votou a favor da redução da maioridade. Os outros cinco votaram contra a mudança na Constituição.

O presidente do partido disse ter apresentado um requerimento à direção da Câmara para retificar o voto.

"Foram mais de seis horas de sessão, o cansaço era grande. Estou disposto a corrigir. Seria impensável votar a favor da redução. Isso é imoral", afirmou.

Por pouco, o erro não produz efeitos maiores. Faltaram apenas cinco votos para a aprovação da emenda, que é patrocinada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Penna comanda o PV desde 1999. Por divergências com o grupo dele, a ex-senadora Marina Silva deixou o partido após a disputa presidencial de 2010.

VOTAÇÃO

A Câmara rejeitou na madrugada desta quarta a proposta de reduzir a maioridade de 18 para 16 anos por 303 votos favoráveis, 184 contrários e 3 abstenções. Apesar da maioria de votos a favor, as regras determinam que uma PEC, por fazer mudanças na Constituição, precisa de um mínimo de 308 votos favoráveis para ser aprovada. Faltaram apenas cinco votos para que a mudança fosse aprovada.

O texto votado na madrugada visava reduzir a maioridade penal para crimes hediondos (como estupro e latrocínio) ou equiparados (como tráfico de drogas), homicídio doloso (quando há intenção de matar), roubo qualificado (quando há uso de arma de fogo, por exemplo) e lesão corporal grave ou seguida de morte.

Ao fim da votação, o líder do governo, José Guimarães (PT-CE), defendeu que a Câmara instale, o mais rápido possível, uma comissão especial para analisar mudanças no ECA para aumentar o tempo de punição para menores infratores e penas mais duras para adultos que aliciem jovens com menos de 18 anos para o crime.

Já nesta quarta, o senadores também indicaram que pretendem criar um grupo para analisar todos os projetos em tramitação na Casa sobre o assunto.


Endereço da página:

Links no texto: