Folha de S. Paulo


FRANCESCO CATALDO (1939 - 2015)

Mortes: Xixo, o italiano que atuava nas horas vagas

Com o fim da 2ª Guerra Mundial, em 1945, uma Itália em grave crise econômica emergiu dos destroços do conflito. Na região da Calábria, no sul do país, não era diferente. A falta de perspectivas levou os Cataldo a buscar uma vida melhor no Brasil.

Ao chegar nos trópicos, em 1950, Francesco tinha 11 anos de idade. Veio com a mãe e as duas irmãs. O pai viera no ano anterior, a convite do irmão, que morava no bairro de Artur Alvim, na zona leste da capital paulista. Por aqui, o apelido "Tchitcho", como todo Francesco é conhecido na Itália, virou Xixo, lembra a irmã caçula, Palma.

Estudava de dia e trabalhava à noite para ajudar na renda familiar. O pai era funcionário da antiga Companhia Metropolitana de Transportes Urbanos. Na adolescência, Xixo passou a se corresponder com uma prima na Itália. Entre uma carta e outra, se apaixonaram. Mas o pai de Carmela consentiria com sua ida ao Brasil apenas se ela já estivesse casada.

A união civil foi arranjada via procuração. Chegando aqui, em 1960, casaram-se na igreja. Tiveram três filhos. Trabalhou grande parte da vida com a venda de calçados ortopédicos. "Mas se tinha um tempinho, corria fazer um filme", diz Palma. Atuou com Zé do Caixão e em pornochanchadas nos anos 1980. "Nunca se prendeu a contratos, valores. Fazia porque gostava", conta o filho Antonio.

Morreu no dia 6, aos 75 anos, de infecção generalizada. Deixa um filho, um neto e duas irmãs. A missa do sétimo dia será rezada nesta quinta (14), às 20 horas, na paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Artur Alvim.

coluna.obituario@uol.com.br

-

VEJA AS MORTES E MISSAS DESTA SEGUNDA

MORTES

João Roberto Conationi - Aos 64, casado com Maria Antonia Barbosa Conationi. Deixa os filhos Marco Roberto, Marcia Regina e Elisângela Cristiani. Cemitério Municipal de Bebedouro (SP).

Stefan Czitrom - Aos 94, deixa o filho Josef, os irmãos Valério e Ana, netos e bisnetos. Cemitério Israelita do Butantã.

*

7º DIA

Eduardo Simondi - Hoje (11/5), às 19h30, na paróquia São Geraldo, largo Padre Péricles, s/n, Perdizes.

Sonia de Albuquerque Miller - Hoje (11/5), às 12h30, na paróquia São Pedro e São Paulo, r. Circular do Bosque, 31, Jardim Guedala.

*

19º MÊS

Rubens Bernal Molina - Hoje (11/5), às 19h, na Basílica Nossa Senhora do Carmo, rua Martiniano de Carvalho, 114, Bela Vista.


Endereço da página: