Folha de S. Paulo


Estradas e Baixada Santista terão segurança reforçada no Carnaval

O governo de São Paulo vai reforçar a segurança nas estradas e na Baixada Santista neste Carnaval. Serão usados até helicópteros e policiais militares estagiários. As prefeituras também anunciaram apoio.

Uma das preocupações da gestão Geraldo Alckmin (PSDB) é que não se repitam cenas como as das festas de fim de ano, quando trechos da Imigrantes foram palco de uma série de assaltos a motoristas parados no engarrafamento e praias badaladas de Guarujá tiveram arrastões.

Nesta semana, o governador anunciou que 3.800 homens farão a fiscalização das estradas. Serão usados ainda 810 carros, 349 bafômetros, 125 radares móveis, 93 radares fixos, além do monitoramento por câmeras de vídeo.

Haverá bloqueios com fiscalização e teste de embriaguez.

Na Baixada, o Carnaval terá 310 PMs ainda em formação, que atenderão as cidades de Santos, São Vicente, Guarujá e Praia Grande.

Desde dezembro, todo o litoral paulista já conta com o reforço de 2.542 policiais militares, escalados para a Operação Verão, que termina nesta quarta-feira (18). Nesta edição, há 250 PMs a mais do que o anunciado no ano anterior.

Prefeituras do litoral também montaram para os próximos dias operações especiais com guardas municipais.

Em Praia Grande (a 71 km de São Paulo), as férias e as licenças-prêmio foram suspensas desde dezembro para que 280 homens pudessem trabalhar agora em escala extra.

A cidade, que tem cerca de 440 policiais fixos, recebeu mais 360 em dezembro, segundo o secretário de assuntos de segurança, coronel José Américo Franco Peixoto. Deste sábado (14) até terça-feira (17), serão mais 55 PMs.

Em Santos (a 72 km de São Paulo), a guarda municipal ganhou mais 150 profissionais, segundo a prefeitura.

Ao todo, 270 guardas vão se revezar pelas ruas em três turnos. Nos três dias de desfile, cem homens ficarão à noite no sambódromo. A prefeitura afirma ainda contar com um sistema de monitoramento dotado de 465 câmeras.

Em Guarujá (a 86 km de São Paulo), todo o efetivo da guarda municipal da cidade, composta por 294 homens, foi escalado para trabalhar no feriado.

O município já conta com um reforço de 450 PMs.

Procurada desde quinta-feira (12), a Secretaria Estadual da Segurança Pública não explicou de que forma os 310 estagiários serão usados no policiamento do litoral nem como serão distribuídos entre as cidades.

Também não respondeu se eles estarão armados.


Endereço da página: