Folha de S. Paulo


Brasileira desaparece após tentar entrar ilegalmente nos Estados Unidos

A professora de inglês Najla da Cunha Salem, 42, está desaparecida após tentar entrar ilegalmente nos Estados Unidos cruzando a fronteira com o México. Ela teria pago cerca de US$20 mil para realizar a travessia.

De acordo com parentes, a brasileira, que já morou ilegalmente durante seis anos nos EUA, viajou no dia 21 de novembro para a América do Norte e cruzaria a fronteira para encontrar o filho de 12 anos e o namorado, que estavam em Long Island, no Estado de Nova York.

Ainda segundo familiares, a professora teria entrado em contato já em solo americano, na cidade de McAllen, no Texas. Na ligação, ela teria informado que realizaria uma caminhada de 20 km até a cidade de Houston. Após isso, ela não foi mais encontrada.

Reprodução/Facebook/Najla Salem
Brasileira Najla da Cunha Salem, 42, desapareceu após tentar entrar ilegalmente nos Estados Unidos pela fronteira do México
Najla da Cunha Salem, 42, desapareceu após tentar entrar ilegalmente nos EUA pela fronteira do México

Dias após o contato de Najla, o namorado teria recebido uma ligação dos responsáveis pela travessia da fronteira informando que ela passou mal durante o trajeto e morreu após uma parada cardíaca. O corpo teria sido deixado no deserto.

O Ministério de Relações Exteriores informou que já foi acionado por parentes da brasileira para que o suposto óbito em território norte-americano fosse confirmado.

Ainda segundo o ministério, os consulados do Brasil em Houston e na Cidade do México foram contatados para verificar a situação. O nome de Salem não consta, no entanto, das bases de dados de óbitos.

O Consulado Geral do Brasil em Nova York também está sendo acionado, para que sejam verificadas informações a respeito do filho da brasileira, que se encontra nos Estados Unidos.

Segundo parentes, ele possui dupla cidadania, e estaria com o namorado da professora, que tem visto permanente.


Endereço da página: