Folha de S. Paulo


Ouro Preto (MG) decreta rodízio de água a menos de um mês do Carnaval

Uma das principais cidades turísticas de Minas Gerais, Ouro Preto iniciou esta semana um rodízio no abastecimento de água devido à seca.

De acordo com cronograma divulgado pela prefeitura, algumas regiões da cidade terão fornecimento apenas em determinados horários ou mesmo apenas a cada dois dias. A escala de abastecimento evita uma situação mais grave de escassez de água mais adiante, de acordo com o Serviço Municipal de Água e Esgoto, órgão responsável pela distribuição.

Bairros em áreas montanhosas são os mais prejudicados. Algumas partes do município, que fica a 95 km de Belo Horizonte, não serão afetadas.

Segundo o órgão municipal, o rodízio não tem previsão de encerramento e sua suspensão depende da intensidade das chuvas nas próximas semanas. O município também afirma que o aumento do calor contribuiu para a situação e mantém o apelo para que os moradores economizem água.

Durante o Carnaval, a população do município costuma dobrar com a chegada de turistas atraídos por blocos de rua e festas promovidas por universitários. A prefeitura espera receber ao longo do feriado deste ano 75 mil visitantes.

O serviço de água e esgoto diz, no entanto, que não há como prever se o rodízio se estenderá até lá.


Endereço da página: