Folha de S. Paulo


Morre aos 95 anos Tia Dodô da Portela

Morreu nesta terça (6), no Rio, aos 95 anos, a Tia Dodô da Portela, tida como a porta-bandeira número 1 da escola.

Maria das Dores Alves morreu por volta das 14h no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, zona norte do Rio. Segunda a Portela, ela apresentava quadro de desnutrição e desidratação. A causa da morte não foi informada.

Dodô entrou na Portela aos 14 anos, em 1935, ano em que a escola conquistou o primeiro de seus 21 títulos. Ocupou o posto de primeira porta-bandeira até a década de 1950. Em 2004, foi rainha de bateria. Dodô fazia parte da Velha Guarda da Portela.

Dodô organizava a Ala das Damas, uma das mais tradicionais da escola, à frente da qual desfilava. Era católica fervorosa e cuidava das cerimônias religiosas na quadra da agremiação, em Madureira, subúrbio do Rio.

"É uma perda muito grande para a Portela. Tia Dodô tinha um amor enorme pela escola. Ela liderou a Ala das Damas até seu último ano de vida. Se alguém falasse mal da Portela, ela defendia com unhas e dentes. Se recusava a andar em carro alegórico, queria desfilar no chão mesmo. E era uma velha muito alegre! A vitória deste ano será dedicada a ela", declarou Monarco, Presidente de Honra e integrante da Velha Guarda da Portela.

Zulmair Rocha/UOL
Tia Dodô em foto tirada em 2013
Tia Dodô em foto tirada em 2013

Natural do município de Barra Mansa, Dodô morava havia muitas décadas no Morro da Providência, na Zona Portuária do Rio.

Ainda não há informações sobre velório e enterro, mas o velório não deve ser na quadra da escola, a pedido da própria Dodô, que dizia que aquele deveria ser um lugar de alegria.

A Portela não soube informar se Dodô deixa filhos.


Endereço da página: