Folha de S. Paulo


Chuva diminui, mas pontos de alagamento permanecem em SP

A chuva que atinge São Paulo diminuiu na madrugada desta terça-feira (23), mas ainda provoca transtornos aos motoristas. Por volta das 2h, havia ao menos dez pontos de alagamento, cinco deles intransitáveis.

A pista expressa da Marginal Tietê, no sentido rodovia presidente Castello Branco, estava totalmente interditada desde às 2h devido a alagamento, segundo informações do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência). A avenida do Estado ainda continuava com dois pontos de interdição devido a alagamento. Veja, abaixo, os outros pontos.

No mesmo horário, as imagens de radar mostravam apenas chuva leve em São Paulo e nas cidades de Osasco, Carapicuíba, Taboão da Serra, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Diadema e Santo André.

Por volta das 2h30, havia terminado o estado de alerta na cidade de São Paulo em decorrência da chuva, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

A previsão dos meteorologistas do CGE é que a madrugada continue com chuva leve alternada por período de melhoria. As chuvas devem continuar nesta terça e deve ocorrer queda de temperatura.´

Pontos de alagamento intransitáveis:

- pista expressa da Marginal Tietê, no sentido rodovia presidente Castello Branco
-avenida do Estado, na altura da rua São Caetano, no sentido Santana-Ipiranga
- praça Pascoal Martins, altura do número 131, sentido único;
- avenida do Estado, na altura da rua João Teodoro, no sentido Santana-Ipiranga
- avenida Ellis Maas, na altura do número 768, nos dois sentidos

Pontos de alagamento transitáveis:

- rua Chico Pontes, altura da avenida Guilherme
- rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, altura do número 200, sentido único
- marginal Pinheiros, altura da ponte Eusébio Matoso, sentido Castello, pista expressa
- avenida Queiroz Filho, no sentido Jaguaré/Lapa
- avenida João Dias, altura da ponte João Dias

CAOS

A chuva forte que atingiu São Paulo e parte da região metropolitana provocou uma morte, o transbordamento de córrego e rios, queda de um muro e de ao menos oito árvores, entre a tarde e o início da madrugada desta terça.

Segundo os bombeiros, a queda de uma árvore na esquina das ruas Alagoas e Itacolomi matou o passageiro de um táxi, em Higienópolis, zona central de São Paulo.

A vítima havia embarcado no táxi a cerca de duas quadras do local do acidente, de acordo com os bombeiros, O corpo do passageiro ficou preso às ferragens. O taxista saiu ileso.

Perto dali, o muro dos fundos do cemitério da Consolação, na rua Mato Grosso, também caiu, atingindo um carro que estava vazio.

Ao todo, a cidade chegou a ter mais de 30 pontos de alagamento no final da noite. A pista central da Anchieta também foi bloqueada entre o km 10 e o km 13, no sentido litoral, por conta do risco de transbordamento do Ribeirão dos Couros.

Já os trens também tiveram problemas por conta de alagamentos em duas linhas da CPTM. A linha 12 teve um ponto de acúmulo de água na altura da estação Aracaré, enquanto a linha 7 teve problemas na altura das estações Jaraguá e Várzea Paulista.

Essa última ainda persistia por volta das 23h. A CPTM, porém, afirmou que não houve suspensão das operações e os trens circularam com velocidade reduzida e maior tempo de parada.


Endereço da página:

Links no texto: