Folha de S. Paulo


Justiça decide manter totem com mensagem religiosa no interior de SP

Por dois votos a um, o Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu que um totem com mensagem religiosa localizado na entrada de Sorocaba (a 99 km da capital) não fere o Estado laico e não precisa ser removido.

Instalado em área pública da avenida Dom Aguirre em 2006, o monumento tem a inscrição "Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo" e foi alvo de ação civil do Ministério Público Estadual.

A Promotoria argumentou que a placa contraria o direito de liberdade de crença, estabelecido na Constituição. Também disse que ela foi instalada de maneira clandestina, por uma instituição religiosa.

Em primeira instância, o juiz José Eduardo Marcondes Machado, da Vara da Fazenda Pública da cidade, determinou a retirada do totem. O município recorreu e, nesta terça-feira (16), um acórdão (decisão colegiada) relatado pelo desembargador Roberto Dip reformou a sentença.

Emidio Marques/ JCS
Justiça decide manter totem com mensagem religiosa no na entrada de Sorocaba, no interior de SP
Justiça decide manter totem com mensagem religiosa na entrada de Sorocaba, no interior de SP

Dip defende que a mensagem representa uma "manifestação cultural influída de fonte religiosa" e que o Estado, embora laico, não é "contra-religioso".

Para ele, se a placa fosse retirada, pela mesma lógica deveriam ser destruídas estátuas como a do padre Cícero, em Juazeiro do Norte (CE), de Iemanjá, em Natal (RN), e o Cristo Redentor.

"Impedi-la implicaria, a meu ver (...) discriminação contra as raízes civilizacionais brasileiras e contra a liberdade expressiva do pensamento popular", disse.

O Ministério Público pode recorrer ao STJ (Superior Tribunal de Justiça). Em nota, a Prefeitura de Sorocaba diz que o totem é "uma representação da cultura do povo sorocabano".


Endereço da página: