Folha de S. Paulo


Chuva forte volta a causar alagamento e prejudicar o trânsito de SP

Chuvas fortes voltaram a provocar transtornos para o paulistano nesta quinta-feira (11). Os temporais atingiram principalmente as zonas leste, sul e oeste e provocaram alagamentos em vias importantes como a marginal Pinheiros e a rodovia Régis Bittencourt.

As chuvas começaram por volta das 15h e logo colocaram a zona leste em atenção para possíveis alagamentos. Nas horas seguintes, porém, as precipitações diminuíram gradativamente na região e se tornaram mais intensas nas zonas sul e oeste –que também entraram em atenção, assim como a marginal Pinheiros.

Apesar de ter registrado cinco pontos de alagamento, a marginal Pinheiros não registrou transbordamento do rio —teve apenas acúmulo de água. Com isso, o trânsito ficou complicado, principalmente, no sentido da rodovia Castello Branco.

Douglas Pingituro/Futura Press/Folhapress
Chuvas voltam a deixar parte de São Paulo em estado de atenção e provoca alagamentos; imagem mostra avenida Engenheiro Alberto de Zagottis
Chuvas voltam a deixar parte de São Paulo em atenção; foto mostra av. Engenheiro Alberto de Zagottis

Na Régis Bittencourt, houve bloqueio nos dois sentidos na região de Taboão, e a lentidão chegou a 9 km no sentido São Paulo.

Ao todo, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura, registrou 14 pontos de alagamento na cidade. Por volta das 20h, houve também o transbordamento do córrego Itaim, que colocou o bairro do Butantã em estado de alerta. Por volta das 20h30, a chuva já tinha se afastado e seguia em direção ao interior do Estado.

O CGE afirmou que a chuva desta quinta-feira atingiu os reservatórios Cantareira e Alto Tietê, que estão em situação crítica, mas apenas de forma leve. Os dois interromperam uma sequência de quedas nesta quinta após as chuvas de ontem. O Cantareira permaneceu com 7,6% de sua capacidade, e o Alto Tietê com 4,4%.

Na chuva de quarta (10), a zona leste tinha sido a mais prejudicada. Houve na ocasião transbordamento de córrego, fechamento de túnel e carros arrastados pela enxurrada. A subprefeitura de Itaquera chegou a entrar em estado de alerta por conta do transbordamento do córrego Verde e o CGE registrou nove pontos de alagamento.

Segundo o órgão, os próximos dias devem ser tempo chuvoso e com volumes significativos, inclusive nas regiões onde estão localizados os sistemas de abastecimento de água com crise hídrica. Na sexta (12), os termômetros devem marcar temperaturas de até 28ºC.


Endereço da página:

Links no texto: